Ministério credencia primeira clínica especializada em diálise tipo II com hemodiálise

0
70

O Ministério da Saúde credenciou a primeira clínica especializada em diálise tipo II com hemodiálise. A portaria nº 1.163 foi publicada em 20 de novembro de 2015 e habilita o Centro de Diálise de Ariquemes / Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia / Ariquemes / RO como Unidade Especializada em DRC com TRS/Diálise tipo II com hemodiálise.
Desde a publicação da portaria nº 389/2014 em março de 2015 que apenas os Estados do Maranhão e Rondônia enviaram solicitação para o Ministério para realização do atendimento pré-dialítico. E agora saiu o credenciamento da primeira clínica que fará o atendimento ambulatorial. É importante ressaltar que esta clínica é do Governo.

A portaria nº 389/14 define os critérios para a organização da linha de cuidado da pessoa com doença renal crônica e propõe que as clínicas prestadoras SUS façam o atendimento ambulatorial pré-dialítico e em troca receberão um incentivo linear de 3% a 12% de acordo com a quantidade de pacientes atendidos.
Na época que a política foi criada, a ABCDT mostrou ao Ministério que 85% das clínicas de diálise de todo o país não mostraram disposição para aderirem à linha de cuidado da pessoa com doença renal crônica, alegando total falta de sustentabilidade financeira para tal.
A entidade mostrou ao Ministério que é preciso à desvinculação de qualquer aumento no reembolso do valor da sessão de hemodiálise ao atendimento ambulatorial para que o programa funcione. No entanto a reivindicação da ABCDT não foi atendida e o programa até hoje não teve o êxito esperado pelo Ministério da Saúde.

PORTARIA Nº 1163.pdf

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui