Mandetta vem a Campo Grande debater doenças e terapias renais

0
72

O evento será realizado na Assembleia Legislativa de MS.
O 1º Encontro Público-Privado sobre Doença Renal Crônica (DRC) e Terapia Renal Substitutiva (TRS) será realizado na tarde desta sexta-feira (29), na Assembleia Legislativa em Campo Grande. A data da reunião tem relação com o Dia Mundial do Rim, celebrado neste mês. O evento terá a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
O objetivo do encontro é discutir o panorama da Doença Renal Crônica e a situação das Clínicas de Diálise. Serão abordados também temas importantes como as ferramentas e ações que podem auxiliar na prevenção da doença renal crônica.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde estima-se que pelo menos 850 milhões de pessoas tenham algum tipo de comprometimento nos rins no mundo inteiro. As doenças renais crônicas provocam pelo menos 2,4 milhões de óbitos por ano e já são a sexta causa de morte que mais cresce. Já a lesão renal aguda afeta mais de 13 milhões de pessoas em todo mundo e 85% desses casos estão concentrados em países de baixa e média renda.
A presidente da Associação Beneficente Dos Renais Crônicos (Abrec-MS), a médica nefrologista, Maria Aparecida Arroyo, explica que, “apesar da crescente taxa de doenças renais no mundo, a desigualdade no tratamento ainda é comum. Doenças renais crônicas e lesões renais agudas estão associadas às condições sociais nas quais as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo a pobreza, falta de informação, riscos ocupacionais entre outros”.
A ideia de convidar Mandetta para o evento, segundo Maria Aparecida Arroyo, tem relação com o fato de ele ser médico, além de ter sido ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul e ex-secretário de Saúde de Campo Grande.
OUTRO EVENTO
No último dia 14 de março, data que se comemorou oficialmente o “Dia Mundial Do Rim”, a Abrec realizou uma ação de saúde na Praça Ary Coelho. Durante as 8 horas de campanha, mais de 1000 pessoas foram atendidas com orientações multiprofissionais, realização de exames gratuitos, como dosagem da creatinina e glicemia no sangue, aferição da Pressão Arterial e encaminhamento médico para especialista.
SERVIÇO – O 1º Encontro Público-Privado sobre Doença Renal Crônica (DRC) e Terapia Renal Substitutiva (TRS) será realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul das 14 às 17h do dia 29 de março. O encontro é aberto a qualquer representante da sociedade, além pacientes, médicos e profissionais da saúde que trabalham no setor de nefrologia. (*) Com assessoria
Fonte: Correio do Estado – https://www.correiodoestado.com.br/cidades/mandetta-vem-a-campo-grande-debater-doencas-e-terapias-renais/349967/ – 28/03/2019