Lúpus, a doença que levou Selena Gomez a um transplante de rim

0
302

Cantora teve diagnóstico em 2015 e neste ano saiu de cena para se tratar.
A cantora Selena Gomez revelou nessa quinta-feira (14), por meio de suas redes sociais, que precisou fazer um transplante de rim em função do agravamento do seu problema de lúpus e que a atriz e amiga Francia Raisa foi sua doadora.
A cantora pop, a pessoa mais seguida no Instagram, postou para seus 126 milhões de seguidores uma foto em que aparece segurando a mão de Francia, lado a lado, em camas de hospital. Em outra foto, mostra uma grande cicatriz em seu abdômen.
A ex-atriz mirim de 25 anos foi diagnosticada com lúpus em 2015. Em agosto, Selena anunciou o cancelamento de 34 shows de sua turnê “Revival Tour”, que incluía o Brasil, para cuidar da saúde. “Eu descobri que precisava fazer um transplante de rim, devido a meu lúpus, e tinha que me recuperar. Era o que eu precisava fazer pela minha saúde. Honestamente, estava ansiosa por dividir isso com vocês: minha jornada por vários meses”, escreveu nessa quinta-feira (14).
Ela agradeceu a sua amiga Francia, conhecida por seu trabalho em “The Secret Life of the American Teenager”. “Ela me deu o maior dos presentes e sacrifícios, doando seu rim para mim. Te amo muito, mana”, escreveu Selena.
O lúpus é uma doença autoimune, inflamatória, crônica e sistêmica que pode acometer qualquer sistema do organismo, de acordo com a reumatologista e vice-presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Viviane Angelina de Souza.
“Afeta predominantemente as mulheres em idade fértil. A princípio, não tem predileção por raça, mas, quando o lúpus acomete a raça afroamericana, tende a ser mais grave”, diz. Segundo a médica, a doença é multissistêmica, mas os órgãos mais acometidos costumam ser a pele e as articulações. “Dependendo do órgão acometido, o problema vai ser mais ou menos grave”, explica.
No caso da cantora, o problema gerado foi uma nefrite lúpica, que é a inflamação dos rins – situação, segundo a médica, rara de acontecer. “Se não for diagnosticada e tratada adequadamente, ela evolui para doença renal crônica, que pode chegar à falência total do rim. Aí o paciente entra no processo de terapia renal substitutiva (diálise) e na fila do transplante renal”, afirma.
“Quando diagnosticada precocemente, existe tratamento com imunossupressores para combater a inflamação e se consegue o controle das manifestações, evitando a progressão para o acometimento renal”, diz Viviane.
Outro exemplo é o da apresentadora Astrid Fontenelle, 56. Diagnosticada em 2012, ela chegou a ficar internada 12 dias por complicações no pulmão e no rim.
O tratamento inicial provocou queda de cabelo, e ela decidiu raspar a cabeça. Alem disso, ela passou a tomar 45 comprimidos por dia. “Não tem cura. Vou conviver com a doença por muito tempo”, disse na época.
Sumiço. A cantora Selena Gomez lançou a música “Fetish” em julho, mas pouco apareceu para divulgá-la. Nessa quinta-feira (14) reapareceu nas redes sociais, onde revelou que foi submetida a um transplante de rim.
Prevalência. No Brasil, não há números exatos, mas as estimativas indicam que existam cerca de 65 mil pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se, assim, que uma a cada 1.700 mulheres no país tenha a doença
Fonte: O Tempo – http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/l%C3%BApus-a-doen%C3%A7a-que-levou-selena-gomez-a-um-transplante-de-rim-1.1520095 – 18/09/2017