KITS DO PROJETO REDE DE CUIDADOS RENAL SÃO ENTREGUES A TRÊS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM SANTARÉM

0
84

No Brasil, Santarém foi o único município selecionado para fazer parte do projeto.
As unidade básicas de saúde Tiningu, Arapixuna e Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, foram escolhidas para fazer parte do projeto Rede de Cuidado Renal, através de parceria entre a Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Sociedade Internacional de Nefrologia. Os kits para atendimento dos pacientes foram entregues na tarde de quarta-feira (18),
No Brasil, Santarém foi o único município selecionado para fazer parte do projeto. Os outros países que também tiveram cidades selecionadas foram: Bolívia, Malawi, Nepal e África do Sul.
Os kits contam com equipamentos e insumos para o desenvolvimento do trabalho. A solenidade de entrega aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, do vice-prefeito José Maria Tapajós, da secretária de Saúde Dayane Lima, vereadores, representante do Conselho Municipal de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública (Sintesp), médicos nefrologistas, além dos profissionais que atuam nas UBS’s beneficiadas.
O Rede de Cuidado Renal é um projeto piloto cujo objetivo principal é proporcionar atendimento à população para a identificação precoce da Insuficiência Renal Aguda (IRA), evitando seu agravamento, internações e diálises.
“O desafio da Sociedade Internacional de Nefrologia é zerar as mortes por insuficiência renal aguda até 2025. Então, a proposta é fazer um estudo estratégico com foco na resolutividade na atenção primária, identificando e tratando possíveis casos de forma precoce, evitando o avanço da doença”, explicou o médico nefrologista Júnior Aguiar, responsável local pelo projeto e responsável técnico pelo Centro de Nefrologia do Município.
O município recebeu kits contendo, além de medicamentos para serem usados no tratamento de problemas renais, também um aparelho de alta tecnologia, porém, de simples manipulação, que usará apenas uma gota de sangue do paciente para análise. Em 30 segundos, o paciente recebe o resultado do exame que mede os níveis de creatinina sérica. Essa dosagem é o método mais usado para avaliação da função renal.
Valores anormais indicam problema renal que detectado precocemente poderão ser tratados, evitando a progressão da doença, internações e necessidade de sessões de diálise. O foco é a prevenção e o tratamento precoce.
O prefeito Nélio Aguiar desejou sucesso às equipes que vão desenvolver o projeto em Santarém. “Eu desejo que nossos profissionais possam desenvolver esse trabalho da melhor forma possível, tendo esse cuidado com os nossos pacientes, agindo preventivamente, mudando dados negativos relacionados às doenças renais no nosso município”, destacou.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/09/19/kits-do-projeto-rede-de-cuidado-renal-sao-entregues-a-tres-unidades-basicas-de-saude-em-santarem.ghtml – 20/09/2019