Governo de Sergipe inaugura obra de Centro de Nefrologia mesmo inacabada

0
44

Usuários encontram apenas operários trabalhando no acabamento na obra. Médicos e equipamentos ainda não estão na sala.
Governo de Sergipe inaugurou na última quinta-feira (5) o Centro de Nefrologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, porém dias depois os usuários que tentaram utilizar os serviços não encontraram nenhum dos equipamentos na sala e nem médicos, apenas operários que faziam o trabalho de acabamento na obra. Toda estrutura foi inaugurada pelo então governador de Sergipe, Jackson Barreto (MDB), que deixou o governo no sábado (7) para concorrer a uma vaga para o senado federal.
A promessa era que haveria 16 máquinas de hemodiálise e uma enfermaria com 35 leitos. Para o presidente da Associação dos Renais Crônicos de Sergipe, Lúcio Alves, a obra serve para melhorar muito o atendimento dos pacientes. “Nós acreditávamos que esse centro seria uma obra de grande importância para o renal crônico de Sergipe e iria melhorar a qualidade de vida, mas nós chegamos lá e o que vimos foi uma sala vazia, diferente do dia anterior”, disse.
Na entrada do centro de nefrologia as placas fixadas na recepção não deixam dúvidas de que o espaço foi inaugurado. Em visita realizada na última segunda-feira (9) o governador Belivaldo Chagas, empossado no último sábado (7), constatou que o local não estava em funcionamento e cobrou explicações do secretário da saúde. “Se havia incompatibilidade ou não, eu acredito que deveria ter sido testado antes de dar o prédio como inaugurado. O que está posto para a sociedade é que o prédio está inaugurado”, contou.
O desmonte dá estrutura também chamou a atenção do Ministério Público Estadual. “Vamos notificar pra verificar o que tá acontecendo e adotar as medidas cabíveis”, afirmou o promotor Edileno Ítalo Sodré.
O hospital é o único da rede pública estadual com uma unidade de emergência para os pacientes renais.
Em reunião com o secretário de Estado da Saúde na noite desta segunda-feira (9), o governador Belivaldo Chagas determinou que o Centro de Nefrologia esteja em funcionamento, atendendo aos usuários do SUS, até o dia 20 deste mês.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/governo-de-sergipe-inaugura-obra-de-centro-de-nefrologia-mesmo-inacabada.ghtml – 11/04/2018