ESPECIALISTA ALERTA QUE PERDA DE 20% DA ÁGUA CORPORAL PODE CAUSAR MORTE

0
119

A ingestão média de água é de 3,7 litros para homens, e 2,7 litros para mulheres.
As baixas temperaturas não são as únicas a caírem no período do inverno. O consumo de água também diminui durante a época. Apesar da redução da sensação de sede, a água é um importante líquido para o corpo, principalmente por evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.
A insuficiência renal aguda ou crônica podem ser consideradas dois exemplos de enfermidades pela falta da ingestão correta de água.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número de pacientes com doença renal crônica, que necessitam de diálise, cresceu mais de 100%, passando de 42 mil em 2000, para 122 mil em 2016.
Será que existe uma quantidade ideal de água para ser ingerida diariamente?
De acordo com a professora de nutrição, Dieli Oliveira Nunes, sim! “A ingestão média é de 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres. Já para as crianças, esse volume reduz, sendo a recomendação para meninos e meninas na faixa de 4 a 8 anos a ingestão hídrica de 1,7 litros de água por dia”, comentou a professora.
Porém, o volume ingerido varia de acordo com as características de cada indivíduo e pode ser determinado individualmente, por exemplo, baseando-se no peso ou nas necessidades energéticas. “É importante ressaltar que uma ingestão de água mais elevada pode ser necessária em situações como doença, aumento da atividade física e exposição à temperatura ambiental mais elevada”, alertou Dieli.
Quais os cuidados durante o inverno?
O corpo também precisa repor as necessidades hídricas nesta época do ano. Independente da estação, o baixo consumo de água pode comprometer a saúde, podendo prejudicar as funções bioquímicas das células, bem como o sistema vascular e urinário, além de levar a desidratação. Por isso, é importante beber água durante todo o dia.
Qual a importância do consumo de água para o nosso organismo?
O corpo só funciona com água. Num ser humano adulto saudável, cerca de 70% de seu peso corporal constitui-se de água, encontrada dentro e fora das células. Com isso, a água desempenha funções importantes no organismo: serve como meio para transporte de gases, nutrientes e produtos do metabolismo celular; atua como lubrificante das articulações; compõe as secreções digestivas e mucosas aéreas; regula a temperatura corporal, além de representar o solvente universal que participa de diversas funções químicas essenciais à vida.
Quais os riscos ao beber pouca água?
As crianças e os idosos fazem parte desse grupo de risco susceptível a desidratação. “A perda de 20% da água corporal pode causar morte, enquanto que a perda de apenas 10% causa distúrbios graves, como diminuição do volume sanguíneo, desempenho físico prejudicado, fraqueza aumentada, tontura, náuseas, dor de cabeça, deficiência para regular a temperatura corporal, mucosa do nariz e da boca secas, urina concentrada, além da função renal deficiente”, listou a especialista.
Hidratação além da água
De modo geral, todas as bebidas hidratam! Além disso, também é possível encontrar água nos alimentos, principalmente em verduras, frutas e legumes. Para repor os líquidos perdidos pelo corpo ao longo do dia, é importante criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede. Podemos ingerir água de coco, água saborizada, chás, frutas e sucos de frutas são alternativas que podem ser consumidas ao longo do dia.
A especialista alerta que as pessoas evitem os sucos e alimentos industrializados porque estes aumentam a concentração de carboidrato. “Vale lembrar que sucos, refrigerantes e isotônicos possuem alto teor de açúcar e calorias, que colaboram para o aumento da glicemia. Bebidas alcoólicas podem ter o efeito inverso, ou seja, de desidratar o organismo, dependendo do teor do álcool”, comentou Dieli.
Fonte: Folha Vitória – https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/08/2019/especialista-alerta-que-perda-de-20-da-agua-corporal-pode-causar-morte – 07/08/2019