Em Caruaru, medicamento que ajuda transplantados está em falta na Farmácia de Pernambuco

0
50

Denúncia foi feita pelo professor André Filipe. Direção da farmácia informou que está prevista para o próximo dia 13 de abril a entrega de um novo lote.
A Farmácia de Pernambuco em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está com o medicamento Micofenolato de Sódio, de 360mg, em falta. A denúncia foi feita pelo professor André Filipe, de 35 anos. Ele passou por um transplante renal há quatro anos e retira a medicação uma vez por mês.
Por meio de nota, a direção da Farmácia de Pernambuco informou que “está prevista para o próximo dia 13 de abril a entrega de um novo lote do medicamento Micofenolato de sódio (360 mg), que é fornecido pelo Ministério da Saúde (MS). A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apenas faz a distribuição para os municípios”.
Segundo André Filipe, a medicação é importante para evitar a volta da hemodiálise e não é encontrada em outras farmácias. “O medicamento só é encontrado em farmácias especializadas. Ele serve para fazer com que o órgão do transplantado funcione e o sistema imunológico não fique fragilizado. Se a gente não toma, corre o risco de voltar para a hemodiálise. Só de lembrar fico triste, porque a doação do rim foi feita por minha mãe”, lamentou.
Ainda de acordo com o professor, nenhum dos servidores da Farmácia do Estado soube explicar o motivo da falta do Micofenolato e nem a data de reposição. Ele também lembrou que essa não é a primeira vez que o fato acontece e que vai procurar o Ministério Público de Pernambuco.
Fonte: G1 – http://g1.globo.com – 13/04/2017