Doença renal crônica é silenciosa e atinge cerca de 10% da população mundial

0
166

Sem sintomas no início, DRC é a perda progressiva da função dos dois rins e pode causar insuficiência renal, que, somente em 2015, foi responsável pela morte de quase três mil brasileiros.


Como não apresenta sintomas nas fases iniciais, a doença renal crônica, se não diagnosticada precocemente e tratada corretamente, pode levar o paciente ao tratamento com diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) e transplante de rim – nos estágios finais.
No Brasil, a insuficiência renal, que é a fase mais avançada da DRC, foi responsável por 2.949 mortes em 2015, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os números levam em conta a Lista Morb CID-10, publicada pelo órgão.
Os homens representam 58,6% do total de óbitos no período (1728 casos), enquanto as mulheres são responsáveis por 41,4% do montante (1221 óbitos). Os números mostram ainda que, em relação a 2011, o número de mortes aumentou 9,3% entre os homens. Já os números femininos apontam crescimento de 8,8%.
Para o doutor Aderbal Angelo Nastri, nefrologista do Hospital Santa Catarina (SP) “em alguns casos a pessoa pode perder 50% da função renal sem notar qualquer alteração em sua qualidade de vida. E, pelo fato de ser ‘silenciosa’, a doença renal crônica esconde um grave risco à saúde, já que apenas exames de urina e de sangue podem detectar o início do problema”.
Principais sintomas
O médico esclarece que os principais sintomas da doença renal crônica são a falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaço nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários, como, por exemplo, urinar mais vezes durante a noite ou notar a urina com sangue e/ou ‘espumosa’.
Especialista elenca os riscos para a doença renal crônica:
§Risco elevado: hipertensão arterial, diabetes mellitus, histórico familiar de doença renal crônica.
§Risco médio: enfermidades sistêmicas, infecções urinárias de repetição, litíase renal e uropatias. Crianças com menos de cinco anos de idade e pessoas acima de 60 anos, além de mulheres grávidas, requerem atenção redobrada.
Recomendações para evitar que o caso se agrave
As recomendações para reduzir o risco ou para evitar que o quadro se agrave incluem manter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, praticar atividade física regularmente, controlar a pressão arterial, beber água, não fazer uso de medicamentos sem orientação médica, não fumar, controlar a glicemia quando houver histórico na família e avaliar regularmente a função dos rins em casos de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família.
Sobre o Hospital Santa Catarina
O Hospital Santa Catarina, que completou 110 anos de fundação em 2016, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 17 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em oito Estados brasileiros.
Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 240 leitos de internação, 75 leitos de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.
Fonte: Segs – 10/06/2016