Doença renal: a vitória contra doença renal começa na prevenção

0
52

Doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver a doença renal crónica. A prevenção é melhor forma de a evitar. Uma campanha que assinala também o Dia Mundial do Rim, a 14 de março.
A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.
Para prevenir a doença renal crónica, é necessário:
■ vigiar o peso;
■ ter uma alimentação saudável, com redução do consumo de gorduras e de sal, bem como das porções;
■ deixar de fumar (os fumadores têm uma probabilidade três vezes maior de apresentar uma função renal diminuída);
■ fazer exercício físico;
■ controlar a hipertensão e a diabetes;
■ não beber álcool;
■ não proceder a automedicação;
■ e fazer rastreios regulares.
Para aumentar a em aumentar a visibilidade pública da doença renal e melhor consciencializar a população para a importância da sua prevenção, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) promove aulas temáticas sobre a doença renal, nos dias 11 e 14 de março, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, e no dia 12 de março, no Agrupamento de Escolas de Pedrogão Grande. Uma iniciativa no âmbito do Dia Mundial do Rim, que se assinala a 14 de março.
Um dos objetivos da ANADIAL é mobilizar em particular os mais jovens e referiu Jaime Tavares, presidente da ANADIAL, que se espera “com esta iniciativa contribuir para a promoção de programas de prevenção, que contribuam para reduzir a incidência da doença renal crónica.”
A campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção”, iniciativa ANADIAL, conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.
Fonte: TV Europa – https://www.tveuropa.pt/noticias/doenca-renal-a-vitoria-contra-doenca-renal-comeca-na-prevencao/ – 06/03/2019