DIA NACIONAL: MÉDICO ALERTA QUE PESSOA AVISE FAMÍLIA DE QUE É DOADOR DE ÓRGÃOS

0
55

Foram dois anos na fila de transplante à espera de um rim, 24 meses sonhando com uma nova vida. E o dia chegou. Em 7 de maio de 2019, a carioca, Danielle Bastos de 33 anos, ganhou a chance de um novo começo.
Ela conta que antes da operação sofria constantes desmaios e indisposições que a impediam de levar uma vida normal, ao ponto de ter sido obrigada a abandonar a profissão de bióloga marinha.
Mas os tempos difíceis ficaram para trás e com o transplante novas possibilidades se abriram para Danielle.
A bióloga começou cedo a apresentar problemas de saúde. Foi diagnosticada com diabetes aos 9 anos. Na adolescência passou pela primeira operação, tirou a vesícula.
Tempos depois teve pancreatite e a insuficiência renal chegou em 2003, obrigando Danielle a fazer sessões de hemodiálise.
Emocionada, Danielle lembra de todo apoio que recebeu da família, incluindo o noivo.
Ao falecer, a pessoa quando é doadora é capaz de ajudar a salvar outras 10 vidas. Além do coração, rins, fígado, pulmões, as córneas, pele e ossos também podem ser transplantados.
Hoje, pela legislação brasileira, quem define e autoriza a remoção de órgãos para doação após a morte de um ente é a família, independentemente se a pessoa que morreu tem um documento informando que deseja doar.
Por essa razão, o vice-presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, o médico Marcos Vieira, alerta que é preciso conversar com os familiares sobre a decisão de ser um doador.
O médico também esclarece que no Brasil não existe recompensa financeira para a família. Segundo ele, autorizar a doação de órgãos é um gesto altruísta, ou seja, a única recompensa é fazer o bem, um verdadeiro ato de amor.
Marcos Vieira lembra ainda que o corpo do familiar não fica desconfigurado e nem a aparência é alterada após a retirada dos órgãos.
Neste 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, Danielle dá um recado, principalmente para aquelas pessoas que assim como ela estavam à espera de uma nova vida: Desistir? Jamais!
Fonte: EBC – http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2019-09/dia-nacional-medico-alerta-que-pessoa-avise-familia-de-que-e-doador-de-orgaos – 30/09/2019