Clínicas cariocas estão há meses sem receber verba para hemodiálise

0
55

Na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio e em locais como Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Distrito Federal as clínicas privadas de diálise que prestam serviço ao SUS ainda não receberam os repasses referentes aos serviços realizados em novembro e dezembro de 2018. O problema já estende por janeiro deste ano.
A falta de repasse do valor das sessões de hemodiálise ameaça a vida de milhares de pacientes renais, que necessitam deste tratamento para viver.
O atraso no repasse do pagamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS) pelas Secretarias de Saúde estaduais e municipais aos prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS) é o problema que gera essa situação. Muitos gestores (prefeitos e governadores) chegam a atrasar em mais de 30 dias o repasse após a liberação do recurso pelo Ministério da Saúde. O pagamento deveria ser feito em cinco dias úteis, de acordo com a legislação.
A Dra. Carmen Villarino, da Nefroclin, localizada em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, informa que a prefeitura do Rio deve uma parte do repasse de outubro e os valores cheios de novembro e dezembro: “Nos informaram que as pendências seriam solucionadas até 31 de dezembro, mas até agora nada. Isso prejudica nosso trabalho, pois queremos oferecer o melhor tratamento aos pacientes, mas sem o recurso, oferecemos apenas o básico”.
Carmen ainda conta que a prefeitura tem pedido que a clínica receba novos pacientes, por conta da grande procura: “É impossível. Por mais que queiramos ajudar a todos, estamos fechados para novos pacientes renais“, diz a médica.
A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) reitera que essas pessoas dependem única e exclusivamente das sessões de hemodiálise para continuarem vivas.
“A realidade que estamos vivendo na diálise é absolutamente incompatível com o sucesso do tratamento”, afirma Yussif Ali Mere Júnior, presidente da ABCDT.
A reportagem procurou a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para esclarecer o caso, mas não obteve retorno.
Fonte: Diário do Rio – https://diariodorio.com/clinicas-cariocas-estao-ha-meses-sem-receber-verba-para-hemodialise/ – 23/01/2019