Campanha denuncia crise de financiamento da hemodiálise

0
59

Diversas cidades do Brasil aderiram ao movimento incluindo Juiz de Fora
O dia D da Campanha Nacional de Valorização da Diálise – Vidas Importam: A Diálise Não Pode Parar – promovida pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) acontece nesta quarta-feira (29), e lança luz sobre a crise de financiamento que o setor vivencia. Diversas cidades do Brasil aderiram ao movimento e programaram ações de conscientização, que visam chamar a atenção de autoridades e da população para a crise financeira enfrentada pelas clínicas de diálise que prestam serviços ao SUS.
Em Juiz de Fora, a campanha teve adesão da clínica Nefroclin – Unidade de Terapia Renal Substitutiva, cujo intuito “é divulgar a necessidade da hemodiálise para a vida do paciente e os impactos de não se realizar esse tratamento”, conforme a psicóloga Leiliane Dias Couto, que está à frente da campanha. Ela enfatiza a importância de se manter o nível de qualidade do tratamento renal crônico e o acesso dos pacientes.
Para o responsável pelo Serviço de Nefrologia do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, o médico nefrologista Marcos Roberto de Carvalho, a campanha e a conscientização são fundamentais para que se coloque em pauta o subfinancimento que o tratamento das doenças renais crônicas – que atualmente levam mais de 120 mil brasileiros para a hemodiálise – vêm sofrendo no país. De acordo com ele, uma das consequências deste cenário é a internação de pacientes renais como garantia para realização do tratamento, enquanto aguardam vagas nas clínicas conveniadas.
Fonte: Tribuna de Minas – https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/28-08-2018/campanha-denuncia-crise-de-financiamento-da-hemodialise.html – 28/08/2018