Ajuda de parlamentares tem sido fundamental na luta por uma diálise justa e de qualidade

0
40

O apoio parlamentar do Senador Pedro Chaves e do Deputado Henrique Mandetta tem sido fundamental na luta para buscar soluções para o caos financeiro enfrentado pelas clínicas de diálise em todo o país.
A intervenção de ambos na ANVISA, por exemplo, foi fundamental para que a Agência se mostrasse sensível às argumentações das entidades (ABCDT e SBN) e decidisse pela suspensão do prazo para descarte das linhas arteriais e venosas por 120 dias.
Além de contribuir para a suspensão do prazo para cumprimento o artigo 60 da RDC Nº 11/2014, o deputado Mandetta propôs audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a hemodiálise no país e a situação dos pacientes renais crônicos. A audiência foi promovida em 19/09/2017 pela Comissão de Seguridade Social e Família. O debate foi bastante proveitoso e alertou os parlamentares e sociedade para a importância de buscar soluções a curto e médio prazo para a grave crise financeira que o setor da nefrologia vem enfrentando.
O Senador Pedro Chaves se empenhou para agendar reunião entre o Ministro da Saúde, ABCDT e SBN em 20/09/2017. Na ocasião, as entidades puderam apresentar, mais uma vez, ao Ministro Ricardo Barros a dificuldade das clínicas para sobreviver diante à tantas exigências e baixa remuneração, que não cobre, sequer, os custos do tratamento.
Ainda não houve um resultado final e positivo, mas a união das entidades com as clínicas e pacientes, juntamente com o trabalho político tem sido fundamental para o sucesso desta demanda.