ABCDT, SBN e SMN participam de reunião na Secretaria de Atenção à Saúde

0
37

A ABCDT, SBN e SMN participaram em 12 de julho/2017 de reunião na Secretaria de Atenção à Saúde – SAS, no Ministério da Saúde, em Brasília. Estavam presentes Maria Inez Gadelha, chefe de gabinete da SAS; Fernando Machado, Diretor DAET/ SAS; Rosana Nothen, Coordenadora do Sistema Nacional de Transplante; Yussif Ali Mere Junior, presidente da ABCDT; Carlos Pinho, secretário geral da ABCDT; Ana Maria Misael, secretária geral da SBN; Daniel Calazans, presidente da SMN e Ricardo Furtado, da defesa profissional da SBN.
O objetivo principal da reunião foi discutir a revisão e implantação da portaria nº 389/2014, que define os critérios para a organização da linha de cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) e institui incentivo financeiro de custeio destinado ao cuidado ambulatorial pré-dialítico, e discutir sobre a suspensão por 120 dias a eficácia do artigo 60 da RDC nº 11/2014, que trata do descarte de linhas arteriais e venosas, evidenciando a falta de evidência científica para tal conduta.
Entre outros temas discutidos, destacou-se a necessidade de criação de um código para anatomia patológica para biópsia renal.
A reunião ocorreu em clima de cordialidade e disposição do Ministério da Saúde para tentar encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo setor. Ficou pré-agendada uma nova reunião para agosto, para elucidação das questões discutidas.

Reunião SAS 12-07-2017