ABCDT PARTICIPA DE REUNIÃO COM O MINISTRO DA SAÚDE

0
63

Na última segunda-feira (09/09/2019) foi realizada, em Brasília, uma reunião com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A ABCDT foi representada pelo seu presidente, Yussif Ali Mere Junior, pelo seu diretor financeiro, Leonardo Barberes, e pelo diretor executivo, Carlos Pinho. A SBN foi representada pelo seu presidente, Marcelo Mazza, e pelo vice-presidente, Daniel Calazans. E a FENAPAR foi representada pelo seu presidente, Renato Padilha.
A reunião aconteceu em clima de cordialidade e mais uma vez as entidades mostram ao Ministro os graves problemas enfrentados pelo setor da nefrologia e a necessidade urgente de solucionar esta crise, garantindo o acesso ao tratamento de milhares de pacientes renais crônicos.
Foi discutida a necessidade de investimento na diálise peritoneal, que representa apenas 6,9% do número de pacientes em Terapia Renal Substitutiva – TRS. Também foram discutidas políticas para remuneração da prevenção e revisão do financiamento da hemodiálise.
O Ministro ressaltou que está aguardando o resultado do estudo realizado pela Oficina da Doença Renal Crônica, realizada pela Coordenação Geral de Atenção Especializada (CGAE/DAET/SAS/MS), da qual as entidades aqui representadas fazem parte, para propor um reajuste para a sessão de hemodiálise e novos modelos de remuneração para o setor.