ABCDT e SBN participam de Oficina de Doença Renal Crônica

0
84

 

A ABCDT e a SBN participaram nesta quarta-feira (07/08/2019) da Oficina da Doença Renal Crônica, realizada pela Coordenação Geral de Atenção Especializada (CGAE/DAET/SAS/MS) no Campus Universitário Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília. Também participaram membros do CONASS e CONASEMS.

O objetivo principal da reunião foi discutir pontos referentes à Doença Renal Crônica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como acesso à hemodiálise (HD), acesso à diálise peritoneal (DP), acesso vascular e tratamento pré-dialítico (atenção primária).

Essa reunião é fruto do trabalho realizado pela ABCDT e SBN no último ano (reuniões com Ministro da Saúde, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Secretário de Atenção à Saúde, envio de documentos mostrando a crise enfrentada pelo setor…).

Primeiramente foi realizada uma reunião apenas com o CONASS e CONASEMS, na qual eles levantaram os problemas enfrentados com a Terapia Renal Substitutiva – TRS.

A SBN apresentou o censo brasileiro de dialise de 2018 e apontou o levantamento efetuado, pelas suas regionais, que estima que mais de 1000 pacientes estejam realizando hemodialise em ambiente hospitalar, por não encontrarem vagas nas unidades de dialise em suas respectivas cidades. Estes dados foram confirmados por estimativas do próprio ministério da Saúde, e foram demonstrados na reunião.

A ABCDT e a SBN entregou aos representantes do Ministério da Saúde um documento (elaborado pelas duas entidades e a ABRASRENAL) que foi entregue ao Secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, em reunião realizada em janeiro/2019 e posteriormente entregue ao Ministro da Saúde, em evento realizado em Mato Grosso do Sul (comemoração do Dia Mundial da Saúde). O documento trata da grave crise enfrentada pelas clínicas de diálise que prestam serviço ao SUS e da necessidade de uma solução emergencial. A SBN ainda entregou um documento elaborado pelo seu Comitê de Diálise Peritoneal, que enumerou suas principais sugestões para a retomada deste método de tratamento no país. Também entregou um documento da revisão dos procedimentos nefrológicos da Tabela SUS, inserindo o nefrologista em procedimentos como realização de  ecodoppler de vasos para avaliação de fistulas e de ultrassonografia do aparelho urinário,  demanda esta, que também será encaminhada diretamente ao Ministro da Saúde.

Os participantes da reunião fizeram uma análise dos pontos discutidos e fizeram suas sugestões. A partir daí será redigido um documento pelo Ministério traçando as principais estratégias para o enfrentamento da crise que o setor enfrenta.

Será agendada uma nova reunião para andamento deste trabalho, mas ainda não há data definida.