ABCDT busca ajuda da Procuradoria Geral da República

0
68

A ABCDT oficializou denúncia na Procuradoria Geral da República relatando a atual crise financeira da Terapia Renal Substitutiva – TRS no país. O assessor jurídico da ABCDT, Alexandre Zanetti, acompanhado do presidente da ABCDT – Dr. Hélio Vida Cassi, do Vice – Dr. Paulo Luconi e do Secretário Geral – Dr. Marcos Vieira se reuniram em 10 de março/2015 com o Subprocurador Adjunto, Dr. Luciano Mariz Maia, representando o Subprocurador Geral da República da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que não pôde participar da audiência.

A entidade enfatizou que há uma grande defasagem entre o valor pago pelo SUS aos prestadores e o valor real da sessão de hemodiálise, além dos constantes atrasos no repasse da verba tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelos gestores estaduais e municipais. O que deixa os prestadores fragilizados, sem capital de giro, muitas vezes sendo obrigados a fazerem empréstimos bancários, com juros elevados para honrar os compromissos da clínica com fornecedores, funcionários e impostos.
Foram entregues vários documentos comprobatórios ao Subprocurador, que compreendeu a situação de insolvência enfrentada pela nefrologia. O Dr. Luciano Mariz se comprometeu a estudar, juntamente com seus superiores, maneiras de intermediar acordos entre a ABCDT e o Ministério da Saúde, afim de encontrar uma saída satisfatória que possa sanar todos esses problemas e devolver a tranquilidade financeira às clínicas de diálise prestadoras de serviço ao SUS.
Os diretores da ABCDT ficaram bastante animados com a receptividade do Subprocurador e acreditam firmemente que as ações prometidas possam melhorar a situação atual da TRS.
A associação se propôs a enviar outros documentos com mais evidências sobre o que foi discutido, se houver solicitação por parte da Procuradoria.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui