50 pacientes renais correm risco de morte por falta de diálise

0
142

Uma mulher morreu na tarde de ontem, após esperar 20 dias para iniciar o tratamento. No Piauí existem mais de 2 mil pacientes renais.

A morte de uma paciente renal crônica, que estava internada no HUT e há 20 dias precisava fazer um procedimento de diálise, reacende o alerta para cerca de 50 pessoas que estão na fila de espera e não têm previsão de iniciar o mesmo tratamento.
A única empresa que faz o procedimento não está mais recebendo novos pacientes porque os valores repassados pelo SUS não foram reajustados. Segundo Luiz Gonzaga Moreira Filho, presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, o risco de novas mortes é grande.
Ele explica que a diálise é uma alternativa para quando o paciente renal não suporta mais a hemodiálise. “A junção de uma veia com uma artéria, a fístula, é feita nos braços do paciente para possibilitar a passagem de mais fluxo sanguíneo na hemodiálise. Mas em algum momento, o paciente pode não suportar mais e então é necessário fazer a diálise”, diz Luiz Filho.
A diálise é feita na barriga, mais especificamente no peritônio, uma membrana serosa que recobre as paredes do abdômen e a superfície digestiva. “Ali é implantado um cateter por onde se tira todo o líquido e as impurezas que os rins não conseguem filtrar. Para isso, é preciso um kit, que deveria ser fornecido por essa empresa”, continua o presidente da Associação.
Atualmente, cerca de 280 pacientes estão fazendo diálise. Segundo Luiz Filho, a empresa manteve o fornecimento dos kits para quem já estava no tratamento, mas não aceita novas pessoas no grupo. “Esses 50 pacientes que já precisam da diálise não têm nenhuma previsão para serem inseridos. Isso é grave e o SUS não toma providências para reajustar esses valores repassados à empresa”, lamenta.
A paciente que morreu neste sábado (06) foi identificada como Maria Francineide de Souza. Ela tinha 47 anos, morava no povoado Soinho, zona rural de Teresina, e fazia hemodiálise há cinco anos. “A Associação buscou a Defensoria Pública da União e fez a denúncia no Ministério Público Federal. Uma ordem judicial determinou que ela fosse transferida para o HGV na quinta-feira (04), mas o caso não foi resolvido a tempo”, conta Luiz Filho.
No Piauí existem mais de 2 mil pacientes renais. Em média, 25% deles vão precisar da diálise em algum momento.
Fonte: Portal O Dia http://www.portalodia.com – 08/08/2016