MENSAGEM DA ABCDT AOS SEUS ASSOCIADOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DO COVID-19

0
53

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) vem, por meio desta, apoiar seus associados que, assim como os demais profissionais de saúde, estão na linha de frente no combate ao COVID 19. Nos últimos dias, acompanhamos os aumentos dos casos no país e no Distrito Federal e as recomendações tanto do Ministério da Saúde, quanto da OMS. Lidamos com pacientes suscetíveis e vulneráveis e destacamos a importância do nosso trabalho frente a este momento de crise mundial.
Cientes de todos os riscos que nós, profissionais que prestamos assistência a pacientes com Doença Renal Crônica, estamos expostos, nos juntamos à Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e enviamos ao Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, um documento com medidas direcionadas aos atores mais envolvidos no atendimento da população dialítica.
Para os profissionais de saúde, as recomendações são:
a) Para a assistência de pacientes portadores e suspeitos da COVID-19, recomenda-se o uso de todo equipamento de proteção individual, como máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, avental impermeável e luvas.
b) Nos casos confirmados de contaminação, o mais prudente é descartar o material e linhas, não procedendo a reutilização do capilar e linhas, como acontece atualmente nos pacientes portadores de HIV, pelo risco de contaminação dos profissionais envolvidos no reuso.
Neste difícil momento de incertezas que atravessamos, nós, profissionais de saúde somos os agentes mais importantes desta luta, aqueles que estão na linha de frente, cuidando e tratando nossa população. Àqueles que atuam nas clínicas de assistência a pacientes com Doença Renal Crônica, a responsabilidade e doação torna-se ainda mais intensa, por lidarem com pacientes de extrema vulnerabilidade.
Temos certeza de que é com a dedicação, responsabilidade e doação de sempre que iremos ajudar nosso país e o restante do mundo a enfrentar estes dias de incertezas. Façamos nosso trabalho com o amor de sempre, para que amanhã nos orgulhemos ainda mais do bem que fazemos diariamente a toda a humanidade.