FEDERAÇÃO DOS HOSPITAIS RECOMENDA AGENDAMENTO PRÉVIO PARA VACINAÇÃO DE IDOSOS CONTRA GRIPE EM CLÍNICAS PRIVADAS

0
51

A FEHOESP e o SINDHOSP – Federação e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo estão alertando os serviços de saúde e a população para que o acesso às clínicas de vacinação particulares, com o objetivo de tomar a vacina contra a gripe, seja agendado previamente por telefone ou pela internet a fim de evitar aglomerações e contaminação.
As entidades decidiram fazer esse alerta porque já existe aumento da demanda pela vacina de gripe em clínicas de São Paulo. Algumas, inclusive, já esgotaram a venda do primeiro lote da nova vacina contra gripe. Mesmo não tendo efeito contra o novo Coronavírus (Covid-19), quem procura acredita que poderá ficar mais protegido caso seja infectado com o vírus.
As duas vacinas mais procuradas são a Pneumo-13 e a Influenza. Para o Coronavírus não tem proteção alguma. Mas a Antipneumocócica, principalmente para pessoas acima de 60 anos, protege das pneumonias mais significativas.
Segundo Yussif Ali Mere Jr, presidente da Federação, é absolutamente necessário que os idosos, maior grupo de risco na pandemia de Coronavírus, possam ser atendidos rápida e pontualmente nas clínicas de vacinas particulares, evitando-se aglomerações e contatos de vários pacientes ao mesmo tempo. “Se existe uma campanha nacional de quarentena, de isolamento social, precisamos criar uma logística eficiente para que a população idosa não fique em filas ou em aglomerações nos centros de vacinação”, destaca o médico.
Clínicas de vacinação particulares cadastradas no SINDHOSP
Município de São Paulo: 193 empresas
Região do ABC: 8 empresas
Interior do Estado: 113 empresas
Total do Estado: 314 empresas
Obs. Este número pode ser maior porque vários hospitais possuem serviços de vacinação.
A vacinação dos profissionais de saúde
O Sindicato e a Federação dos Hospitais enviaram ofício ao secretário de Estado da Saúde, José Henrique Guermann Ferreira, para saber qual será a logística para vacinação dos profissionais de saúde, que somam 762 mil 133 trabalhadores no Estado de São Paulo.
Explica o documento que, “em razão do momento atual, em que os trabalhadores da saúde estão sobrecarregados, em decorrência da epidemia de Coronavírus (COVID-19), é muito importante estabelecer escalas para o recebimento da vacina, a fim de que não haja interrupção nos postos de trabalho”.
No ofício, a Federação dos Hospitais quer informações “se a vacinação será aplicada no próprio local de trabalho, ou se a Secretaria pretende estabelecer outra forma, uma vez que se deve evitar que os trabalhadores da saúde fiquem em longas filas, o que pode possibilitar a contaminação pelo vírus e prejuízo na troca de plantões dentro dos hospitais e demais estabelecimentos de saúde, que não podem interromper suas atividades”.
Fonte: FEHOESP – 20/03/2020