ABCDT realiza reunião com seus associados

0
87

A ABCDT realizou na última quinta-feira (14/03/2019) uma reunião com seus associados, em sua sede em Brasília, para discutir sobre o financiamento da diálise e os constantes atrasos no repasse da Terapia Renal Substitutiva – TRS.

Os associados, mais uma vez, relataram os desafios enfrentados diariamente pelas clínicas de diálise para oferecer um tratamento de qualidade aos pacientes. Todos foram unânimes em dizer que os constantes atrasos no repasse do pagamento da TRS aliado a falta de reajuste no valor de sessão de hemodiálise têm feito as clínicas mergulharem em dívidas. E tornou-se impossível investir em infraestrutura.

Na sessão especial realizada pela manhã, na Câmara dos Deputados, foi amplamente discutida a crise enfrentada pelo setor. E todos os parlamentares presentes se solidarizaram com a causa e prometeram lutar pela qualidade do tratamento de diálise.  Diante desta promessa, foi mais uma vez ressaltado na reunião a tarde, a necessidade de todas as clínicas identificarem quem são os senadores e deputados federais de sua região e fazer contato com eles, criar um canal de comunicação com os mesmos e passar esses contatos para a ABCDT, para que seja feito um trabalho de sensibilização com esses parlamentares

Todas os representantes de clínicas que participaram da reunião foram unânimes em dizer que é fundamental o apoio e colaboração com o trabalho realizado pela ABCDT. Para a entidade se tornar forte e atuante é preciso a união das clínicas. Ressaltaram o quanto a Campanha Vidas Importam foi importante para colocar a diálise em foco nacional e que é fundamental manter o trabalho de assessoria de comunicação, para que o tema não saia da mídia e que em 2019 o Dia D da Diálise seja ainda maior e tenha mais visibilidade na imprensa nacional. Mas para que tudo isso aconteça, as clínicas que ainda não contribuíram com o valor de R$ 1.000,00 precisam contribuir e aquelas que já contribuíram e queiram contribuir novamente, também podem fazer sua contribuição.

 Infelizmente a ABCDT não tem condições de arcar com o pagamento mensal dessa assessoria, pois o custo é alto. A semente foi plantada, mas para dar frutos é preciso continuar esse trabalho, mantendo a campanha ‘Vidas Importam – a Diálise Não Pode Parar’ viva. É preciso continuar gerando conteúdos para alimentar a imprensa, que consequentemente irá demonstrar ao Governo a necessidade de soluções para a grave crise financeira que assola o setor.