Ministro da Saúde destaca a credibilidade da Fundação Pró-Rim

0
97

DSC_0150_editada
Ricardo Barros conheceu a hemodiálise e recebeu reivindicação para reajustar os recursos da diálise.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve nesta segunda-feira em Joinville. Ele veio conhecer o modelo de serviço que a Fundação Pró-Rim presta aos seus pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com a população. O ministro elogiou a Pró-Rim, definindo-a como um trabalho de credibilidade junto à sociedade e uma instituição de referência na área da saúde.
Na ocasião, o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira solicitou ao ministro a aplicação de reajuste da tabela SUS para o tratamento de hemodiálise. Segundo o médico, esta é a maior carência para quem trata de pacientes renais. O presidente da Pró-Rim argumentou ao ministro que há defasagem no setor por cerca de quatro anos e que as dificuldades só não são maiores porque a população contribui com pequenas quantias.
Ricardo Barros considerou legítima a reivindicação da Pró-Rim e lamentou a crise que o país enfrenta e, consequentemente, a redução dos recursos para todas as áreas governamentais. Mas, prometeu dar atenção máxima para minimizar esta situação.
O Dr. Marcos Vieira mostrou-se satisfeito pela iniciativa do ministro em conhecer a Fundação Pró-Rim. O médico acredita que as negociações devem evoluir e alguns resultados poderão ser alcançados em breve espaço de tempo. Como ponto positivo ele também destacou o convite que o ministro fez à diretoria da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e transplante – ABCDT para conversas que poderão abrir rodadas de negociação.
O ministro também visitou uma Unidade de Hemodiálise e conversou com pacientes, enfermeiros e médicos. Ele foi recepcionado pelos médicos fundadores da Pró-Rim, Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho, além dos demais diretores. O prefeito de Joinville, Udo Döhler e o deputado federal Esperidião Amin, também compareceram ao evento e conheceram o trabalho da Fundação Pró-Rim.

DSC_0186