Foto site

O vice-presidente e diretor técnico da ABCDT, Dr. Marcos Vieira, participou no último sábado (25/11/2017) do XXXII Encontro Amicen “Doença renal crônica estágio V – pré diálise”, em Tiradentes – MG.
Dr. Marcos foi um dos integrantes da mesa “agenda estratégica 2018”, que também contou a participação da presidente da SBN, Dra. Carmen Tzanno, do Dr. Daniel Calazans, presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, do Dr. André Luiz Pimentel, presidente da AMICEN e vice-presidente regional sudeste/ABCDT e do Dr. Marcelo Mazza do Nascimento, do Hspital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo o Dr. Marcos, foi uma excelente oportunidade para atualizar as clínicas de diálise sobre as ações da ABCDT em 2017 e apresentar as expectativas para 2018. “Foi um encontro muito produtivo, que promoveu a união para a melhoria do setor e do cuidado dos pacientes”, declarou Dr. Marcos.
Cada um dos representantes teve a oportunidade de expor o intenso trabalho institucional, político e científico realizado pelas entidades para trazer ao prumo a nefrologia, a diálise e o transplante. A republicação da Portaria Nº 389/14 e a discussão da RDC Nº 11/14 da ANVISA também estiveram presentes na pauta, bem como a busca de uma agenda alinhada para recuperação do financiamento dos custos da diálise.
Além disso, a Prof. Dra. Raquel Bregman (UERJ), Dr. Gustavo Ferreira (Santa Casa de Juiz de Fora) e Dr. Wermerson Amaro (Hospital Prontocor Muriaé) apresentaram suas palestras com foco na Doença Renal Crônica Estágio V – Pré-diálise, que causam significativo impacto nos índices de morbi-mortalidade nos primeiros três meses de início do tratamento dialítico e a necessidade de oferta de transplante preemptivo como opção terapêutica pré-diálise defendida pelo Dr. Gustavo.
Pela manhã, um grupo de multiprofissionais de várias áreas abordou os impactos da pré-diálise sobre a diálise, sob ótica de cada realidade local e sustentou a necessidade de melhorias e recursos.
A AMICEN ainda definiu seu planejamento para 2018, dando ênfase ao Dia Mundial do Rim, o Simpósio de Ipatinga e o maior evento da especialidade – O Congresso Brasileiro de Nefrologia que será realizado em setembro, no Rio de Janeiro.
Marcado pela presença de cerca de 80 pessoas, a grande maioria de profissionais médicos das cidades de Minas Gerais e adjacências, e profissionais da área de saúde, além de gestores e administradores de unidades de diálise, bem como representantes da indústria de materiais e insumos.
A ABCDT agradece à AMICEN pelo convite e oportunidade de participar deste encontro tão importante e parabeniza pela excelente organização e exemplo de associativismo, modelo de sucesso há mais de 20 anos.

IMG-20171127-WA0039

Posts recentes