Transplante de dois órgãos em um mesmo paciente é realizado pela 1ª vez no ES

0
58

O paciente que foi beneficiado mora no Sul do estado e recebeu um fígado e um rim de um doador que morreu em um hospital da Grande Vitória.
m transplante duplo de órgãos foi realizado pela primeira vez no Espírito Santo, na madrugada desta sexta-feira (31), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O paciente que foi beneficiado mora no Sul do estado e recebeu um fígado e um rim de um doador que morreu em um hospital da Grande Vitória.
A coordenadora da Central de Transplantes da Sesa, Maria Machado, explicou que a condição do paciente que recebeu os dois órgãos era delicada. Ele fazia hemodiálise e estava na fila de espera por um fígado, mas a gravidade na condição da saúde fez com que ele precisasse também de um rim.
“Estávamos diante de um caso muito complexo, em que era necessário que a compatibilidade entre doador e receptor fosse a ideal para não haver rejeição de ambos os órgãos. A condição do paciente não permitiria fazer só o transplante de fígado”, destacou.
Além desse paciente do Sul do estado, o doador também salvou a vida de uma outra pessoa na Grande Vitória que estava na fila de espera de transplante, com a doação do outro rim.
As duas córneas dele também estavam em boas condições e poderão ajudar mais duas pessoas a recuperarem a qualidade de visão.
A coordenadora esclareceu que a definição de quem receberá os órgãos doados é feita por meio de um sistema online do Ministério da Saúde, gerenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes, obedecendo a critérios rígidos estabelecidos pela legislação federal, entre eles compatibilidade sanguínea entre doador e receptor, estado de saúde do receptor e tempo de espera pelo órgão.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2018/08/31/transplante-de-dois-orgaos-em-um-mesmo-paciente-e-realizado-pela-1a-vez-no-es.ghtml – 03/09/2018