Saúde dos rins para todos

0
81

Sabe como anda a função dos seus rins? É preciso conscientizar-se da importância de saber como está o funcionamento dos órgãos, pois os diagnósticos de doença renal crônica (DRC) são crescentes na população mundial e afetam uma em cada dez pessoas.
As mortes em decorrência da DRC já chegam a 2,4 milhões por ano. É por esse motivo que organizações de todo o planeta que representam a nefrologia se unem neste ano para chamar a atenção das pessoas para este problema.
“Saúde dos rins para todos” é o lema da campanha para o Dia Mundial do Rim de 2019. Embora comemorado em 14 de março, é fundamental que abordemos cada vez mais este assunto. A DRC é silenciosa, mas seus efeitos são gigantescos. E quando falamos de uma sociedade cada vez mais sedentária, acostumada a alimentos industrializados e com peso acima do recomendado para a saúde, esse é um cenário ainda mais grave que leva a doenças como diabete, hipertensão e obesidade, as quais podem ter como consequência o desenvolvimento de DRC.
Na região de Bauru, o Instituto de Nefrologia (Ineb) abraça a causa por meio de encontro com especialistas e profissionais de saúde. Será no dia 16 de março, na Casa do Médico, o workshop Ineb, com o tema “Doença Renal nos Ciclos da Vida”.
Dentro da proposta do Dia Mundial do Rim, o Ineb propõe com o evento aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento da DRC, de tornar acessível a informação para a população sobre a saúde dos rins. Ao mesmo tempo, estimular as práticas da saúde preventiva, que parte do incentivo a estilo de vida saudável, que passa pela hidratação, dieta saudável, prática de exercícios, até avaliações periódicas da função renal por análises laboratoriais, principalmente entre indivíduos que fazem parte dos grupos de risco – hipertensos, diabéticos, obesos, pessoas com histórico de DRC na família.
Fonte: Comércio do JAHU – http://www.comerciodojahu.com.br/post/1386349/saude-dos-rins-para-todos – 12/02/2019