Saúde amplia vagas de diálise peritoneal

0
43

Modalidade terapêutica é mais eficiente que a hemodiálise. Para participar do programa, é preciso entrar em contato com as equipes especializadas da rede pública do DF
A Secretaria de Saúde abriu mais 176 vagas para pessoas com doença renal crônica que queiram participar do Programa de Diálise Peritoneal. Até então, havia disponibilidade para 74 pacientes; agora, são 250.
A expansão é resultado de contrato assinado em maio entre a pasta e a empresa Baxter Hospitalar para o fornecimento de materiais e insumos.
A diálise peritoneal é um dos tipos de tratamento oferecidos no sistema público de saúde para as pessoas com falência da função renal. Ela é voltada para pacientes que ainda não iniciaram tratamento dialítico ou que façam hemodiálise, mas desejam mudar de modalidade terapêutica.
Segundo a coordenadora de Nefrologia da Secretaria de Saúde, Maíra Polcheira, esse método proporciona mais qualidade de vida. “Ele pode ser feito diariamente em casa enquanto o paciente dorme. O sangue é limpo por meio de um filtro natural chamado peritônio, uma membrana que reveste os principais órgãos abdominais”, explica.
Filtragem do sangue é feito por cateter
Maíra explica que o procedimento de filtragem do sangue ocorre por um cateter que fica conectado ao abdômen do paciente. Trata-se de um tubo fino e pequeno que é passado cirurgicamente pela parede abdominal até a cavidade peritoneal.
Diferentemente da diálise, a hemodiálise, modelo tradicional, é feita em uma clínica ou hospital três vezes por semana, e o paciente permanece na unidade por cerca de quatro horas em cada visita.
Cerca de 1,3 mil pessoas fazem hemodiálise na rede e, dessas, cerca de 80 têm interesse em migrar para a diálise peritoneal. Essa mudança resultará na maior oferta do método tradicional aos pacientes da rede pública.
Para fazer parte do Programa de Diálise Peritoneal, os interessados devem, inicialmente, recorrer a uma equipe médica especializada da rede pública. Os profissionais verificam se há indicação e fazem o encaminhamento.
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2017/05/03/saude-amplia-vagas-de-dialise-peritoneal/ – 03/05/2017