São Paulo tem iluminação especial para o Dia Mundial do Rim

0
48

Nesta quinta-feira, 12 de março, a maior cidade do Brasil terá monumentos ícones iluminados especialmente em homenagem ao Dia Mundial do Rim. As cores azul e vermelha (cores que simbolizam a nefrologia) vão colorir o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá, a Estátua do Borba Gato, a Biblioteca Mário de Andrade e a Ponte das Bandeiras para marcar a data.
A iniciativa faz parte das ações para chamar a atenção do público e das autoridades para o problema das doenças renais e as melhores formas de prevenção.

Você sabia que pessoas com diabetes e hipertensão tem maior chance de desenvolver algum grau de doença renal? Atualmente cerca de 10% da população mundial apresenta Doença Renal Crônica (DRC), que é resultado da perda progressiva e irreversível das funções dos rins. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada dez brasileiros tem problemas nos rins e 70% dos pacientes em diálise descobriram a doença tardiamente.
Hipertensão e diabetes são as principais causas da perda de função renal. Hoje, cerca de 100 mil brasileiros fazem algum tipo de diálise e esse número não para de crescer. Atualmente, cerca de 5,5 mil pacientes são submetidos a transplante renal por ano no Brasil. Com o slogan “Campanha para rins saudáveis”, o Dia Mundial do Rim também vai realizar diversas atividades no Brasil e no mundo. Estão previstos atendimentos, orientações, exames gratuitos, caminhadas, passeios ciclísticos, distribuição de água mineral e panfletos com informações sobre os principais fatores de risco em cidades de todo o País. A ideia é atingir o maior público possível.
Criado em 2006, e comemorado toda segunda quinta-feira de março, o Dia Mundial do Rim é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e da Federação Internacional de Fundações de Rim (IFKF) com ações simultâneas em vários países. No Brasil, a campanha é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pelo Departamento de Epidemiologia e Prevenção de Doenças Renais, com apoio do Ministério da Saúde.
Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, doutora Carmen Tzanno, trata-se de um trabalho conjunto de orientação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças dos rins, assim como um alerta para quem tem maior risco de ter a doença. “Uma das principais dificuldades é que a doença renal é silenciosa e pode não apresentar sinais ou sintomas durante muito tempo. A descoberta em fases avançadas pode levar a alterações irreversíveis”, explica. Ela reforça a necessidade de realizar exames para avaliar a função renal, como urina e dosagem de creatinina sérica. E lembra algumas regras para garantir o bom funcionamento dos rins, como ter hábitos saudáveis, controlar o peso, praticar esportes, controlar a pressão arterial, não fumar, não tomar remédios sem orientação médica, controlar a glicemia e beber água. O cronograma completo das atividades e ações do Dia Mundial do Rim está disponível no site da SBN (www.sbn.org.br).
Data: Quinta-feira, dia 12 de março de 2015
Horário: 18h00
Locais:

Monumento às Bandeiras – Praça Armando de Sales Oliveira – Parque Ibirapuera
Viaduto do Chá
Estátua do Borba Gato – Avenida Santo Amaro, 5762 – Santo Amaro
Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – Centro
Ponte das Bandeiras – Marginal Tietê
(*) Lista das atividades no Brasil será disponibilizada no site da SBN. Principais atividades são divulgadas no site do World Kidney Day.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui