Santa Casa tem eventos para orientar sobre insuficiência renal

0
46

A Santa Casa de Jaú promove nesta semana ações em prol ao Dia Mundial do Rim, comemorado amanhã. A iniciativa tem como objetivo alertar sobre o aumento da incidência de pacientes com insuficiência renal e sobre a necessidade de prevenção.
Com o tema “Saúde da Mulher”, o evento aborda o número crescente de casos envolvendo as mulheres, principalmente por conta do estresse do dia a dia.
Amanhã, equipe do hospital realizará atividades voltadas à população na entrada principal da Santa Casa, das 9h às 16h. Na ocasião será feita aferição de pressão arterial, teste de glicemia e controle de Índice de Massa Corporal (IMC). Os profissionais também distribuirão panfletos e darão orientação sobre insuficiência renal.
O médico nefrologista Marcos Roberto Colombo Barnese afirma que após os 40 anos de idade o rim apresenta perda gradual em sua função. “Cerca de 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil. Desses, 70% descobriram a doença tardiamente. E a taxa de mortalidade é bastante alta”, comenta.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, há 17 anos eram 42 mil pacientes realizando hemodiálise no País. Atualmente, o número saltou para 122 mil. “O número cresceu muito rápido e tende a aumentar mais”, avalia Barnese.
Fatores
Sedentarismo, obesidade, estresse e transtornos alimentares são considerados as principais causas para o aparecimento de doenças como hipertensão e diabete. Estas, por sua vez, podem desencadear a insuficiência renal. O médico avalia que é necessário cuidar adequadamente dessas patologias, com acompanhamento médico e realizar exames periódicos simples ao menos uma vez por ano.
Outra recomendação é com relação à ingestão de sal, sódio e proteínas. “Quando se come mais esses alimentos, o rim precisa trabalhar mais para equilibrar a quantidade de sal no organismo.” O indicado é consumir de 5 gramas a 6 gramas de sal por dia. No entanto, é necessário lembrar que os alimentos já contêm esse ingrediente.
Fonte: Comércio do Jahu – http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1375573/santa-casa-tem-eventos-para-orientar-sobre-insuficiencia-renal – 07/03/2018