Renal crônico anuncia 4 dias de vida, pede ajuda na web e morre 15 horas depois

0
42

Professor disse na internet que precisava fazer procedimento em até 96 horas. Renal crônico, paciente necessitava de R$ 8 mil para cirurgia.
Uma publicação feita por um paciente renal crônico na página pessoal dele no Facebook pareceu ser o prenúncio da própria morte. O professor de artes Sebastian Campos, de 42 anos, usou as redes sociais para sensibilizar os amigos e tentar arrecadar em até 96 horas o valor de R$ 8 mil para uma cirurgia.
Caso não conseguisse realizá-la nesse intervalo, dizia o post, ele poderia morrer em decorrência da doença. A campanha na web, no entanto, foi interrompida antes de alcançar o objetivo. O professor morreu 15 horas depois da publicação.
“Não foi o primeiro e infelizmente não será o último. Ele lutou muito e fez muitas denúncias para que nossos poderes e representantes olhassem de fato para essas pessoas que estão morrendo nos corredores”, lamentou a viúva do professor, Aurikelly Marques.
Sebastian lutava contra a doença havia três anos. Por causa do tratamento, fazia constantes viagens a Fortaleza, no Ceará. Recentemente, ele havia decidido ficar definitivamente na capital amapaense, mas passou a enfrentar dificuldades para dar continuidade ao tratamento na clínica de nefrologia do Hospital Alberto Lima, a única pública para realização de hemodiálise no Amapá.
“O paciente tem uma morte lenta. A alternativa seria o transplante, mas um tratamento correto, deixa a pessoa vivendo tranquilamente. Infelizmente, faltam materiais, medicamentos e outros correlatos, além de ineficiência em si. Muitos problemas acontecem para que esses óbitos venham a acontecer”, lamentou o presidente da Associação dos Renais Crônicos do Amapá, Frederico Oliveira, lembrando a superlotação na clínica, atualmente com 267 atendidos para uma capacidade de 200.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que a nefrologia de Macapá atende a 267 pacientes. A pasta também destacou que a clínica recebe muitos renais crônicos em estado bastante avançado da doença e que acabam vindo a óbito, refletindo nos índices de mortalidade.
Quanto aos medicamentos, a secretaria de Saúde informou que tem mantido o abastecimento e que uma licitação está em curso para novos insumos.
A Sesa também disse que para reforçar o atendimento na clínica de Macapá, foram convocados 36 enfermeiros do concurso de 2012. Eles também atuarão na nefrologia de Santana, quando o prédio for inaugurado. Não foi informada data para isso.
Fonte: G1 http://g1.globo.com/ – 07/10/2016