Pró-Rim se destaca por baixo índice de mortalidade em hemodiálise

0
108

Referência no tratamento renal, a Fundação Pró-Rim apresenta 8% de mortalidade, enquanto que a média nacional é de 19,9%. O país está à frente dos Estados Unidos, com 21,7%.
Atualmente cerca de 98 mil brasileiros passam pela hemodiálise. Esse tratamento que, pelo desconhecimento, ainda sofre muita rejeição por grande parte dos pacientes é fundamental no aumento de chances na recuperação da saúde renal. Um dos fatores para a rejeição ao tratamento é o alto índice de mortalidade. No Brasil a média é de 19,9% de falecimentos ao ano, em decorrência do tratamento.

Com unidades em Santa Catarina e Tocantins, a Fundação Pró-Rim é referência no tratamento de doenças renais e tem um dos mais baixos índices de mortalidade neste tratamento. "Nossa taxa é de 8% a 10% há mais de cinco anos. Estamos à frente dos Estados Unidos (21,7%)". A Pró-Rim só fica atrás do Japão, que registra 6,6% de mortalidade em hemodiálise”, explica o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Hercílio Luz Filho.
Para o médico, esse nível da Fundação está ligado a uma série de fatores. "Seguimos rigorosamente os processos, priorizando as quatro horas de diálise para cada paciente. Investimos permanentemente em novos equipamentos, usamos dialisadores de alta qualidade, além dos programas de segurança do paciente, como higiene da fístula e procedimento estéril", explica.
Segundo o presidente, além dos procedimentos comuns à hemodiálise, a equipe identificou que, com o monitoramento e prevenção de doenças cardiovasculares seria possível reduzir ainda mais a taxa de mortalidade. "Por isso seguimos um protocolo de exames para avaliar também a saúde do coração dos nossos pacientes renais. A qualquer sintoma conseguimos encaminhá-lo ao ambulatório de clínicas conveniadas", completa.
Para completar, Dr. Paulo Cicogna, responsável pelo setor de hemodiálise da Pró-Rim, afirma que a instituição possui protocolos de atendimento que, baseados em estudos científicos, buscam dar ao paciente renal crônico o melhor tratamento. “Isso inclui uma equipe muito bem capacitada, estimulando que os profissionais busquem atualização científica constante; materiais de alta qualidade, por exemplo, os dialisadores que utilizamos que, apesar do custo elevado sabemos que são os melhores, máquinas de hemodiálise de última geração, qualidade da água utilizada. Também educamos o paciente a saber qual a sua doença e como ele e sua família podem ajudar em seu tratamento.”
Os profissionais da Pró-Rim recebem a orientação de sempre acompanhar os pacientes em qualquer problema de saúde que se apresente ao longo do tratamento da doença renal. “Nossa equipe sempre acompanha os pacientes quando são internados por qualquer problema de saúde e acompanham a evolução do quadro junto com o médico especialista da área. Conseguimos, por conhecer a história do paciente e por saber quais os problemas que ele tem ajudar na evolução e assim melhorar o cuidado oferecida aos nossos pacientes”, explica Dr. Cicogna.
Prova disso é o senhor José Gomes Santana, que faz o tratamento há 33 anos na Pró-Rim e é o paciente renal mais antigo de Joinville. Sr. Santana já passou por mais de seis mil sessões. "A qualidade de vida do sr. José, que enfrenta a hemodiálise 3 vezes por semana há mais de 30 anos retrata bem os cuidados que temos com todos os nossos pacientes", explica.
A Pró-Rim está entre os dois centros que mais tem pacientes no estado e ocupa uma das primeiras posições como centro com maior volume de atendimento do país.
A doença renal crônica (DRC) consiste em lesão no órgão responsável por filtrar o sangue do organismo. Esta lesão pode ser progressiva e irreversível, uma condição vista hoje como um importante problema de saúde pública. Quando a doença está em fase avançada, há a necessidade de fazer sessões de hemodiálise, antes de partir para o transplante renal.
Sobre a Fundação Pró-Rim (www.prorim.com.br): A Fundação Pró-Rim é uma entidade sem fins lucrativos com mais de 25 anos de atuação. Está entre as 150 melhores empresas do país para trabalhar. Possui unidades em Santa Catarina e Tocantins. Está entre as oito instituições que mais realizam transplantes renais no país e foi a primeira unidade de hemodiálise de Santa Catarina a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O atendimento da Fundação Pró-Rim é 100% social e filantrópico e existem diversas formas de você contribuir com essa causa. Conheça mais em www.prorim.org.br.
Fonte: Fundação Pró-Rim
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui