Presidente da ABCDT participou de fórum no V Congresso Sul Brasileiro

0
53

Seg, 15 de Abril de 2013
O Presidente da ABCDT, Dr. Hélio Vida Cassi, participou fórum sobre a qualidade e sustentabilidade da diálise no Brasil durante o V Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia, organizado pela Sociedade Gaúcha de Nefrologia e realizado de 11 a 14 de abril/2013 na cidade de Gramado/RS.

O presidente da ABCDT discorreu sobre temas como a nova RDC154-04/ANVISA, o Plano de Atenção à Doença Renal Crônica do Ministério da Saúde e, principalmente, sobre os temas polêmicos que há tempos fazem parte das discussões da entidade com o Ministério, com ênfase no reembolso da diálise.
Foi proposto duas vertentes pelo Dr. Hélio para o encaminhamento de soluções:
1)A utilização frequente e regular da mídia para denunciar de forma mais incisiva a real situação da terapia renal substitutiva no Brasil, assim como promover o tratamento dialítico realizado no país, para o convencimento da opinião pública sobre a justeza e a dignidade da causa das clínicas de diálise.
2)Utilizar a via política, unindo forças a deputados e/ou senadores para ter, por meio do Congresso Nacional, uma maior possibilidade de amplificar as reivindicações da categoria, para obter dos gestores da saúde a atenção que merece.
Para colocar em prática esse planejamento o presidente propôs a criação de um fundo nacional , com a participação dos serviços de diálise, que poderia ser administrado por uma comissão eleita especificamente para esse fim, entre os representantes dos nefrologistas, a ABCDT e a SBN.
Mais detalhes sobre o tema deverão ser discutidos no próximo dia 26 de abril, em São Paulo, em reunião convocada pela Associação que também debaterá outros encaminhamentos. A ABCDT espera o comparecimento maciço de toda a classe nefrológica brasileira nesta reunião.
Como resultado final do fórum, foi escrita a “Carta de Gramado”, assinada pelos participantes do fórum e, pelos presidentes das três Sociedades de Nefrologia do Sul do Brasil, cujo teor segue anexo, para divulgação e conhecimento por parte de autoridades e do público em geral.
É de se lamentar a ausência, de novo, do Ministério da Saúde num evento dessa natureza, embora a ABCDT e a organização do congresso tenham feito diversos convites, sem que houvesse um retorno positivo.

15-04-2013 – carta de gramado 2013.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui