Presidente da ABCDT encontra-se com deputado federal Leonardo Quintão

0
90

O Presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, Dr. Helio Vida Cassi, esteve em Brasilia em 02/10 para uma reunião com o deputado federal Leonardo Quintão, do PMDB de Minas Gerais. O encontro foi intermediado pelo Senhor. Neander Teixeira Mendonça, diretor comercial da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais – AEBMG, entidade mantenedora da Terapia Renal do Hospital Evangélico.

Com o objetivo de apresentar a situação do tratamento do paciente renal no Brasil, o Dr. Hélio deu ênfase nas mudanças propostas recentemente pelo Ministério da Saúde. Após uma breve explanação do assunto, o deputado Quintão ressaltou que vai se empenhar para tentar ajudar as clínicas de diálise nas negociações com o Ministério da Saúde em relação à remuneração do tratamento dialítico e no atendimento ao paciente renal crônico em ambulatório de tratamento conservador.
O deputado ainda pontuou que pode contribuir no sentido de buscar nos bancos estatais a possibilidade de abertura de linha de financiamento para compra de equipamentos, com juros suportáveis pela atividade na qual as clínicas de hemodiálise atuam.
Outra sugestão de Quintão foi a possibilidade de criação de um grupo de parlamentares. Segundo o deputado, com uma proposta objetiva da nefrologia, pode-se reunir um grupo de deputados que esteja disposto a discutir o assunto mais amplamente com o Ministério da Saúde, e assim tentar mostrar a importância e urgência dos ajustes no plano de atendimento ao renal, que precisa na visão das clínicas e de um melhor financiamento para ser sustentável.
O presidente da ABCDT se comprometeu com o deputado de confeccionar uma proposta efetiva, com a anuência da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN. “Vamos propor a SBN a elaboração de um documento conjunto com as principais reivindicações do setor nefrológico, o qual deverá ser levado pelo próprio deputado Leonardo Quintão para discussão com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e seus assessores”, afirmou Dr. Hélio. “Acreditamos que esta é mais uma porta que se abre para a nefrologia, tão carente de interlocutores de peso e credibilidade política, que possam trabalhar no sentido de termos nossas necessidades atendidas pelos dirigentes do Sistema Único de Saúde do Brasil”, acrescentou Dr. Hélio.
 A ABCDT já providenciou o documento com as propostas e já entregou ao deputado. Também ficou acordado a possibilidade de um segundo encontro, convidando representantes da SBN, para a entrega do documento ao deputado para assim dar inicio a luta em busca de melhores condições de trabalho e remuneração.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui