Pacientes relatam falta de materiais para tratamento de hemodiálise no AP

0
65

Pacientes e acompanhantes reclamam da falta de materiais para o tratamento de hemodiálise na unidade de nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal), em Macapá . O problema teria gerado uma suspensão do serviço na tarde desta terça-feira (23).

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou, por meio de nota, que a falta de materiais foi temporária. A instituição disse que o serviço seria normalizado nesta terça.
O paciente renal crônico Manoel Miranda, de 40 anos, faz tratamento há 39 meses e conta que o problema da falta de materiais e medicamentos é constante na unidade. Ele já chegou a se acorrentar em fevereiro na frente do hospital para chamar atenção sobre o caso.
“Pacientes estão sendo dispensados porque não têm materiais para fazer a hemodiálise. Não tem gaze, esparadrapo, seringa, antibióticos, luvas, e outros tipos de materiais necessários para a realização do tratamento. Não têm máquinas para todos. Não têm medicamentos, não tem nada. A saúde na nefrologia é precária. Se não tivermos o tratamento, vamos todos morrer”, ressaltou Miranda.
A dona de casa Janete Cascas, de 38 anos, acompanha o tratamento do marido há nove anos. Ela conta que quando o casal se mudou para Macapá em 2012, o problema dele piorou devido à falta de condição no estado para oferecer tratamento. Janete relata que existe uma superlotação e espera a conclusão da clínica de nefrologia de Santana, que tinha data prevista de ser inaugurada em março.
“Não tem data precisa para ocorrer a falta dos materiais. É constante. Compramos alguns dos que faltavam para dar continuidade ao tratamento do meu marido, mas chega uma hora que a coleta que fazemos não é o suficiente, devido ser três turnos. Existe uma superlotação no setor de nefrologia. A clínica em Santana já deveria ter sido inaugurada. Os profissionais da saúde estão sem nenhuma condição de trabalho”, reforçou.
*A unidade de nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal) é mantida pelo Governo.
Fonte: Jornal Floripa http://www.jornalfloripa.com.br – 24/08/2016