Pacientes com problemas renais podem ficar sem hemodiálise se insumos não chegarem ao Rio

0
2196

Médica alertou para os riscos da suspensão do tratamento. Material usado é fabricado em São Paulo e não chegou à capital fluminense por causa da greve dos caminhoneiros.
s insumos para o tratamento de pacientes renais devem durar apenas até sábado (26) no Rio. A fábrica que fornece esses materiais fica em São Paulo, e os caminhões ficaram presos nos bloqueios nas estradas.
Os pacientes fazem o tratamento semanalmente e não podem interromper os procedimentos.
“A gente precisa fazer esse tratamento, que é a limpeza do sangue. O rim desses pacientes não funciona mais, e essa máquina precisa de série de insumos; sem qualquer um deles a gente não faz o tratamento. São insumos grandes, tem galões de cinco litros de solução. O filtro dialisador. A gente não tem como estocar isso nem conseguir em qualquer outro lugar que não seja o fornecedor”, afirmou a médica nefrologista Ana Beatriz Barra, na frente da Clínica de Doenças Renais, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Ela alertou ainda para a necessidade do prosseguimento no tratamento.
“Eles precisam disso para sobreviver. A gente tem um intervalo de dois dias, que é o possível deles ficarem sem o tratamento, mas alguns pacientes precisam ficar até diariamente. E a gente tem material nesta clínica até amanhã”, destacou a médica.
Acordo
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou na quinta (24) um acordo com os caminhoneiros. Com o compromisso de que as estradas estaduais não sejam mais bloqueadas, o governador Luiz Fernando Pezão ofereceu aos motoristas uma redução no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel de 16% para 12%.
Após uma reunião de mais de seis horas com representantes de entidades de caminhoneiros, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eduardo Guardia (Fazenda) e Valter Casimiro (Transportes) anunciaram na noite desta quinta-feira (24) a proposta do governo de um acordo para a suspensão da paralisação da categoria.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/pacientes-com-problemas-renais-podem-ficar-sem-hemodialise-se-insumos-nao-chegarem-ao-rio.ghtml – 25/05/2018