Paciente sofre com convulsões enquanto falta vaga para hemodiálise em Santos

0
313

Roseli Vieira foi diagnosticada com hipertensão arterial severa, infecção urinária grave e insuficiência renal.
A família da dona de casa Roseli Vieira de Oliveira Pereira, de 58 anos, passa por um drama. Ela está internada desde a última segunda-feira (14), em estado grave, no Pronto Socorro da Zona da Orla, no bairro do Macuco, em Santos. A paciente luta há mais de vinte anos contra um cálculo renal crônico, e desde quando deu entrada na unidade, vem tendo convulsões constantemente por causa de uma “hipertensão arterial severa”, segundo relata a família.
Além da pressão alta, Roseli também foi diagnosticada no PS com infecção urinária grave e insuficiência renal. De acordo com a sua filha, a fotógrafa Amanda Vieira de Oliveira Pereira, de 31 anos, os médico afirmam que a paciente precisa “urgentemente” ser transferida para uma UTI com hemodiálise.
O problema é que, segundo a fotógrafa, não há vagas para o serviço em nenhum hospital da Baixada Santista. “Falaram pra mim que a mãe é minha, e que eu tenho que me virar para conseguir um lugar para atendê-la”, conta Amanda. Ainda conforme a fotógrafa, Roseli está há um ano na fila do SUS à espera do tratamento, mas até agora nada. “Estou vendo minha mãe morrer, mas não posso fazer nada.”
Segundo ela, os médicos do pronto socorro emitiram um laudo para que Amanda possa apresentar ao Fórum, Ministério Público e até à Câmara dos Vereadores, para que ela tente acelerar a burocracia em busca de um leito.

“Os parlamentares pegaram meus dados e falaram que vão retornar em breve. O tribunal diz que só vou conseguir a transferência dela se eu tiver um advogado para me dar uma liminar”.
Acompanhamento
Além da dificuldade para conseguir uma vaga de hemodiálise para a paciente, Amanda também enfrenta problemas para acompanhá-la no pronto-socorro. A filha explica que os médicos não permitem que a mãe seja permanentemente assistida na emergência da unidade. Com isso, a fotógrafa não consegue saber o real estado de saúde de Roseli. “Me deixam ficar no quarto por, no máximo, dois minutos, e depois me mandam sair”.
A técnica de enfermagem Michelle de Carvalho Araújo, de 38 anos, é amiga da família e confirma a versão. Ela mesma tentou visitar a paciente e foi barrada. “Eles afirmam que Roseli não pode receber visita por causa das convulsões. Porém, eu trabalho na área da saúde e sei que isso não tem o menor sentido”.
Santa Casa
Por volta das 18 horas desta sexta-feira (18), Roseli Vieira de Oliveira Pereira foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Santos e passará por hemodiálise.
Fonte: A Tribuna – http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/paciente-sofre-com-convulsoes-enquanto-falta-vaga-para-hemodialise-em-santos/?cHash=866f1c4ecffd866c17f07b65906cdad8 – 21/05/2018