Municípios da Baixada tem 150 vagas para tratamento de hemodiálise

0
76

Duas unidades de saúde de Queimados oferecem as vagas ociosas.
Pacientes precisam do cartão do SUS, documentos e encaminhamento.


O município de Queimados, na Baixada Fluminense, tem vagas sobrando para tratamento de hemodiálise, informou o governo do Estado na tarde desta terça-feira (7). Cerca de 150 vagas para intervenções terapêuticas estão ociosas, aguardando a procura de pacientes.
O Instituto Nefrológico de Queimados (Inque), fica na Vila Pacaembu, atende 180 pacientes por mês e tem 30 vagas disponíveis. Já no Centro Nefrológico de Queimados (Nefro), que fica no Centro do município, são 72 pessoas atendidas e sobram 122 vagas. As duas unidades são conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, juntas, somam um total de 300 pacientes atendidos.
Nas duas clínicas, ainda segundo o governo, o paciente também passa por consultas ou revisões mensais, inclusive com o emprego de exames laboratoriais, com o médico nefrologista para assegurar que a diálise esteja adequada.
O procedimento é necessário quando a pessoa perde as funções renais, às vezes mesmo depois de receber um órgão de transplante. Ao iniciar o tratamento o paciente percebe uma melhora significativa nos sintomas que apresentava, como: falta de apetite, indisposição, cansaço, náuseas, dentre outros, além de reduzir as restrições dietéticas que fazia antes de começar a fazer hemodiálise.
As clínicas funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. Para ser atendido, basta levar cartão do SUS, documentos pessoais e encaminhamento médico na regulação do município.
Fonte: G1 – 08/06/2016