MP aciona a justiça para que o governo agilize entrega de centros de hemodiálise no MA

0
49

Falta de um lugar para o tratamento faz com que muita gente saia de cidades do interior em busca de atendimento na capital.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) acionou a Justiça cobrando por parte do Governo do Estado que agilize a entrega de centros de hemodiálise no estado. Mesmo com uma portaria do Ministério da Saúde determinando a implantação de centros de hemodiálise, o MP cobra uma solução para a situação.
A falta de um lugar para o tratamento faz com que muita gente saia de cidades do interior em busca de atendimento na capital. Para o lavrador Leonardo Cruz, que saiu da cidade de Governador Luís Rocha, a 427 km de São Luís, em busca de tratamento em São Luís diz que a espera para conseguir ser atendido é uma luta diária. “É uma luta muito grande só para viver cuidando sozinho dela, porque eu tenho que cuidar dela e mais quatro filhos. Já está com mais de anos que eu não trabalho só por conta disso”, disse.
O lavrador além de reclamar da demora no atendimento, diz que a prefeitura de Governador Luís Rocha afirma que durante um tempo prometeu ajudar a família com a moradia em uma casa de apoio e os custos da viagem do município até São Luís. Só que segundo ele, a ajuda durou pouco tempo. “Passamos cinco meses na casa de apoio e o dono dela depois falou: ‘olha se vocês ficarem pela conta de vocês eu aceito agora se for pela conta da prefeitura, não dá mais porque eles não me pagam’. Foi por isso que tivemos que sair”, contou.
Leonardo e outras famílias enfrentam essa situação por conta das obras inacabadas dos centros de hemodiálise que estão em construção desde 2014 no Maranhão. Quase R$ 7 milhões de reais foram liberados para as obras que estão inacabadas.
Desde 2016, a Promotoria de Saúde tem tentado acordos com o Governo e prefeituras cobrando uma solução para a situação. Segundo o Promotor de Justiça Herberth Figueiredo, há uma conversa entre todas as entidades como forma de agilizar o processo de entrega dos centros. “Nós temos mantido conversas diretas com o os nossos colegas que são da ordem de execução de todas as macrorregionais e regionais de saúde. Principalmente para que se esforcem no sentido de implantar esses centros de diálise, própria comissão entre gestores e partidos que foi firmada no Maranhão, de que as regionais de saúde atendam a um perfil mínimo de atendimento e saúde e nesse perfil mínimo estão os centros de diálise”, finalizou.
Fonte: G1 – http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/mp-aciona-a-justica-para-que-o-governo-agilize-entrega-de-centros-de-hemodialise-no-ma.ghtml – 30/05/2017