Mais informações sobre a reunião ABCDT/Associados, realizada em São Paulo em 26/04/2013

0
54

Seg, 06 de Maio de 2013

No dia 26 de abril/2013 a diretoria executiva da ABCDT se reuniu em São Paulo com seus associados para discutir a atual crise da nefrologia no Brasil. Estiveram presentes além da assessoria jurídica e técnica da ABCDT, membros do conselho fiscal, representantes das regionais e cerca de 40 representantes das clínicas de diversas regiões do país.
Um dos temas mais discutidos pelos presentes foi sobre a necessidade da entidade construir ligações de cunho político para ter acesso às autoridades tanto no Congresso Nacional como no Ministério da Saúde.

Durante o Congresso Sul Brasileiro, em Gramado, o presidente da ABCDT, Hélio Vida Cassi, em sua exposição no Fórum sobre a “Sustentabilidade da Diálise no Brasil” havia sugerido dois caminhos para ajudar na solução dos problemas da diálise: O primeiro seria a confecção de um fundo para investimentos na mídia, divulgando regularmente a situação da diálise brasileira, e o segundo, relacionado exatamente ao viés político, para tornar a ABCDT mais respeitada e reconhecida em Brasília.
Na reunião de São Paulo, exatamente com relação a esse ponto, houve, por iniciativa da Dra. Carmen Tzanno, médica nefrologista líder do Departamento de Diálise da SBN, a proposição para que lutemos pela criação de uma frente parlamentar da diálise na Câmara dos Deputados. Essa sugestão foi muito bem recebida pela diretoria da ABCDT que já iniciou um trabalho nesse sentido, entrando em contato com um Deputado Federal para tentar conseguir a criação dessa Frente, que pode ser o caminho dentro do Congresso para o setor nefrológico ter suas reivindicações atendidas.
Quando for formalizado o encontro com o Deputado, a ABCDT formalizará um convite para que a SBN por meio do seu Departamento de Diálise presidido pela Dra. Carmem esteja presente para auxiliar na formatação da referida Frente Parlamentar.
Espera-se que essa iniciativa possa alcançar o sucesso esperado, e assim, SBN e ABCDT tenham mais um canal que possibilite encontrar soluções para os problemas enfrentados pela diálise. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui