Laerte destaca ação de prefeito na busca de solução para caso de hemodiálise

0
64

O deputado Laerte Gomes (PSDB) destacou a atitude do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), em ajudar na busca de uma solução para o caso dos 180 pacientes renais crônicos que se submetem a tratamento de hemodiálise na Clineron, e que podem ser prejudicados com a suspensão do atendimento.
O valor repassado pelo Ministério da Saúde não é suficiente para atender a todos, por isso o governo do Estado vinha cobrindo um déficit mensal de aproximadamente R$ 100 mil.
Acontece que houve a elevação do teto financeiro de Ji-Paraná junto ao Ministério da Saúde, e com isso o Governo determinou que a prefeitura arcasse com o déficit.
A Clineron anunciou que, se a complementação do repasse não acontecer, deixará de atender 50 dos 180 pacientes. Desses, 96 são de Ji-Paraná e 84 de municípios vizinhos.
Laerte Gomes começou a buscar uma solução, chegando a propor que o Governo arcasse com 50% do valor excedente, e a prefeitura com os outros 50%, durante cinco meses.
“O prefeito Jesualdo Pires concordou, mesmo não tendo a obrigação legal de pagar pelo excedente”, acrescentou Laerte Gomes.
O parlamentar também destacou a parceria entre o secretário Municipal da Saúde de Ji-Paraná, Renato Fuverki, com o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, com anuência do prefeito Jesualdo Pires e do governador Confúcio Moura (PMDB), para buscar uma solução para o problema.
“O importante é que o serviço não pare. Afinal, estamos falando de vidas humanas, e vida não tem preço”, afirmou o deputado Laerte.
Fonte: Rondonia Ao Vivo – http://www.rondoniaovivo.com/noticia/laerte-destaca-acao-de-prefeito-na-busca-de-solucao-para-caso-da-hemodialise/177876 – 28/04/2017