João Alberto pede mais postos para hemodiálise no Maranhão

0
51

O senador João Alberto (PMDB-MA) pediu que o governo aumente o número de postos de hemodiálise no seu estado, onde há apenas 15 unidades para atender 2.240 pacientes com doenças renais crônicas.
Ele observou que essas pessoas têm duas opções: ou se submetem a um transplante de rim ou às sessões de hemodiálise, que as mantêm conectadas por horas, em dias alternados, a uma máquina filtradora de sangue.
João Alberto lembrou que o problema de falta de vagas não é exclusivo do Maranhão e se estende por todo o Brasil. E o pior, acrescentou, é que tende a se agravar, segundo os especialistas.
— Nossa população está cada vez mais velha e duas das doenças mais frequentes nos dias de hoje, hipertensão e diabetes, estão diretamente relacionadas à doença renal. Sem ações preventivas que estimulem um estilo de vida mais saudável, milhões de brasileiros e brasileiras poderão se somar às fileiras daqueles que hoje penam para receber um tratamento mais apropriado e tempestivo — declarou.
Fonte: Senado – http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/08/16/joao-alberto-pede-mais-postos-para-hemodialise-no-maranhao – 17/08/2017