A importância de um planejamento financeiro

0
58

A rotina de uma clínica ou hospital é bastante corrida. Com isso, os assuntos relacionados à área financeira podem ficar esquecidos e gerarem grandes problemas.
Em tempos de recuperação de uma das maiores crises econômicas que o Brasil já vivenciou, a capacidade de tomar decisões bem fundamentadas é importantíssima e o planejamento financeiro é fundamental para o bom andamento dos negócios.
Muito além de manter as contas em dia, é por meio de uma estratégia financeira que você pode alcançar novos objetivos, como por exemplo, INVESTIR no seu negócio, aumentando o número de pacientes atendidos e alavancando seu faturamento.
Lembre-se que o objetivo principal de qualquer organização na área de saúde é promover o bem-estar das pessoas, mas é necessário enxergá-la como um negócio e também visar os resultados, ou seja, ir além do controle do fluxo de caixa e buscar a geração de receita.
Mas afinal, como iniciar um planejamento financeiro?
O primeiro passo é entender a fundo a situação financeira atual do seu estabelecimento. Fique atento ao fluxo de caixa, margem de lucro e despesas. É válido também analisar se o valor médio recebido por paciente é o ideal para gerar receita e suficiente para pagar os gastos fixos e variáveis.
Após esse estudo inicial, cheque também as questões tributárias do seu estabelecimento. Como sabemos, o Brasil é um dos países mais complexos quando se fala sobre tributos e, por isso, ter um bom planejamento tributário pode fazer com que você pague menos impostos. Uma dica é contratar um profissional da área (contador, por exemplo) que pode gerar as guias de recolhimento e verificar se há possibilidades de recuperação de crédito tributário em algum processo.
Para tornar o controle financeiro mais fácil, busque também automatizar seus dados. Hoje em dia, há diversos softwares que fornecem serviços de gestão clínica. Entre as funcionalidades, há o monitoramento de cada consulta ou exame realizado, registro diário da movimentação, controle de despesas com lembretes de contas, pagamento de boletos e diversas outras funcionalidades.
Apostar em um planejamento financeiro trará resultados surpreendentes!