I Fórum – Terapia Renal Substitutiva foi um grande sucesso

0
100

O I Fórum – Terapia Renal Substitutiva: realidade , ética e perspectiva foi realizado no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro em 31 de janeiro/2017, com a presença de grande parte dos nefrologistas e donos de clinicas do estado do Rio de Janeiro e alguns representantes de outros estados. No total, foram 11o participantes.
O evento contou com a participação do COREN-RJ por meio da câmara técnica de Nefrologia e representado pelo Dr. Alvimar Delgado e Mauricio Younes; a Associação dos Hospitais do Estado do RJ – AHERJ foi representada pelo Mansur José Mansur; o Sindicato dos Hospitais e Clinicas do RJ – SINDHRio foi representado pelo Luiz Fernando Froimtchuk; a Federação Brasileira de Hospitais – FBH foi representada pelo vice-presidente Marcus Quintella; O Conselho de Saude da ALERJ e a Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal – ABRASRENAL, representada pelo senhor Gilson Nascimento.
O presidente da ABCDT, Dr. Luis Carlos Pereira, proferiu o discurso de abertura agradecendo a todos e contextualizando o evento e conclamando a união de todos em prol de objetivo único. A MB Patners fez uma analise setorial mostrando a queda do investimento na alta complexidade nos últimos três anos em todo o pais, mostrando uma inversão do fluxo financeiro para média e atenção básica. O Prof. Ruy Quintans debateu com a plateia sobre o contexto atual da economia e perspectiva para o próximo ano , sendo esse o período estimado de recuperação. Por fim o Juiz Vitor Moreira Lima falou sobre o código de ética médica e o desconhecimento da classe sobre esse instrumento que tem poder de lei. Dissertou ainda sobre a judicialização como sendo um instrumento que está a mão dos nefrologistas para buscar o reembolso imediato dos atrasos nos repasses municipais oriundo do Ministério da Saúde/SUS.
A mesa redonda Composta pelo presidente da ABCDT, presidente da SONERJ, vice presidente da ABCDT, presidente da Fresenius, diretor geral da Davita e moderada pelo Dr. Leonardo Barberes, diretor tesoureiro da ABCDT, foi sem dúvida o ponto alto do debate, pois todas as partes envolvidas na dialise expuseram seus pontos de vista.
O presidente da Fresenius respondeu a questão do moderador sobre como a indústria vê esse momento de tamanha inadimplência dizendo que a Fresenius está no país há muito tempo e acredita plenamente na recuperação do país e pregou uma união entre todos para vencer a crise.
O Dr. Maurilo Leite se mostrou preocupado em como atrair jovens médicos para especialização, porém, com uma visão acadêmica concluiu que a melhor maneira ainda é mostrando a beleza e profundidade da especialidade como o melhor caminho.
Do ponto de vista empresarial, Dr. Yussif Ali Mere Junior, vice-presidente da ABCDT fez um relato importante sobre a lei das gestantes esclarecendo dúvidas e qual o caminho que vem sendo trilhado pela Confederação Nacional de Saúde – CNS.
Em reposta ao questionamento do Dr. Leonardo sobre a empresa ter se arrependido de entrar no Brasil, o diretor da Davita respondeu que estão apreensivos como todos. Mas seguindo à risca o planejamento estratégico que a empresa traçou e a Davita está pronta para seguir em frente.
O Presidente da ABCDT encerrou o Fórum fezendo um apanhado da situação trágica que as clinicas de diálise vivem em todo o pais, com seus proprietários colocando o patrimônio pessoal em risco para subsidiar o SUS. Ele ressaltou que o aumento anunciado na portaria nº 98/17 não foi suficiente, pois o próprio Ministério encontrou um valor maior na sua planilha e além do mais, aumentar somente um procedimento, não beneficiando HIV e HCV não é honesto, porque a discussão com a ABCDT e SBN foi global e não especifica.

Confira o depoimento de um dos participantes:

Caro Luis Carlos,
A realização do evento de ontem não foi coisa simples. Assim gostaria de parabenizá-lo pelos temas abordados, pelo número de pessoas presentes, pela significante participação da indústria, enfim, pelo pontapé inicial que vai mexer com todo o setor de norte a sul. Saiba que podes contar comigo aqui no norte.
Forte abraço!
Eduardo Daher – Nefrologista (Pará)
DSCF5226
DSCF5159