HGG bate meta anual de transplantes em seis meses

0
40

O Hospital Alberto Rassi – HGG comemora neste Dia Nacional de Transplantes de Órgãos, 27 de setembro, mais um recorde. Em apenas seis meses, realizou 60 transplantes renais, batendo a meta estipulada para um ano. O bom resultado colocou a unidade de saúde como uma das principais transplantadoras do Centro-Oeste, sendo uma referência nacional nesta especialidade, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).
O Serviço de Transplantes Renais foi lançado no dia 17 de março deste ano pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela. A equipe é formada por nefrologistas, urologistas, anestesistas, clínicos e cirurgiões gerais e demais especialidades multiprofissionais.
De acordo com o coordenador do Serviço, Bráulio Ludovico Martins, no HGG, 50 pacientes foram transplantados com órgãos de doadores falecidos. Este número mostra a importância da doação de órgãos de pacientes diagnosticados com morte encefálica. “Se comparado ao transplante intervivo, no transplante de um órgão de doador falecido, além de reduzir os custos de internação, é menos um paciente sujeito aos procedimentos cirúrgicos, tornando o processo muito mais ágil, seguro e menos oneroso”, explica.
Para o paciente Marcondes da Silva Rodrigues, o transplante foi como viver novamente. “Agora eu tenho asas para voar. Antes, a hemodiálise era um tipo de prisão e agora quebraram as correntes que me aprisionavam”, disse o funcionário público, que foi operado em julho. A paciente Katiley Morais Neto também está feliz com o novo órgão. Ela perdeu boa parte das funções renais por conta de uma nefrite e estava há cinco anos na hemodiálise. “Não esperava que seria tão rápido. Praticamente tudo na minha vida vai mudar”, contou a dona de casa.
Fonte: Goiás Agora – http://www.goiasagora.go.gov.br/hgg-bate-meta-anual-de-transplantes-em-seis-meses/ – 28/09/2017