Hemodiálise: número de pacientes aumentou 134%

0
61

Não há vagas para todos, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia afirma que não há vagas suficientes para quem precisa fazer tratamento de hemodiálise em clínicas do SUS. Entre os anos 2000 e 2014 o número de instituições subiu 42% enquanto que o de pacientes teve aumento de 134%.
Membro da Sociedade, João Damásio Simões diz que como os doentes não podem ficar sem sessões, a solução é deixá-los internados em hospitais públicos. O problema é que, na maioria dos casos, as instituições não oferecem o mesmo serviço das clínicas especializadas.

Foi o que aconteceu com o pai do vendedor José Donizete de Oliveira. Aos 73 anos, ele não resistiu à espera de três meses internado à espera de uma vaga para hemodiálise pelo SUS.
O Sistema Único de Saúde depende exclusivamente das clínicas particulares para atender quem sofre de insuficiência renal. Segundo reportagem da BandNews FM, no entanto, as unidades não conseguem mais trabalhar com o valor que é repassado pelo governo.
A hemodiálise custa, em média, R$ 240,00 e a verba destinado é de R$ 179,00.
Além disso, há atraso no repasse. Pelos 8 capitais já sofreram com o problema: Natal, São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Velho e Salvador.
No Rio de Janeiro, Nilópolis chegou a ficar seis meses sem o repasse no ano passado.
Fonte: Band – 24/02/2015 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui