Greve dos caminhoneiros atinge clínicas de diálise

0
56

ALERTA A POPULAÇÃO

A greve dos caminhoneiros que entrou nesta sexta-feira (27/02) em seu décimo dia de protesto e tem como pautas principais o aumento do diesel e o preço do frete começou a atingir as clínicas de diálise em todo o país.
Relatos de todos os estados mantém em alerta o Setor, devido a peculiaridade do serviço de diálise, sua continuidade e fragilidade do paciente.
Situação mais preocupante acontece no estado do Paraná. Neste estado, onze trechos de rodovias federais e 22 de estradas estaduais estão bloqueados por protestos dos caminhoneiros e as clínicas de diálise de cidades como Guarapuava, por exemplo, já estão sendo prejudicadas pela paralisação e bloqueios das estradas. Alguns materiais já estão em falta e os estoques de soro, banho de diálise (combinação de duas soluções concentradas, uma alcalina e outra ácida) e outros insumos estão se esgotando.

As clínicas, não só desta região, mas de todo o país, estão diante de um grande impasse, pois sem previsão para reposição desses materiais o tratamento dos pacientes renais crônicos que dependem da hemodiálise três vezes por semana fica ameaçado.
Os bloqueios que ocorrem em diversas rodovias e estradas pelo país vêm causando vários transtornos a diversos setores da economia, pois as reivindicações ainda não foram atendidas pela mediação do Governo.
No caso das clínicas de diálise o problema não é apenas econômico, são várias vidas que estão em jogo. Pois para a realização de uma sessão de hemodiálise é preciso vários materiais e a falta de um deles, por menor que seja, impede a realização do procedimento. E os pacientes renais crônicos dependem única e exclusivamente das sessões de hemodiálise para sobreviver. Em Guarapuava, uma clínica de diálise só tem estoque para mais dois dias de atendimento.
A ABCDT chama a atenção das autoridades e da população para o colapso que o setor pode apresentar e o prejuízo à população assistida, e alerta sobre a necessidade de que haja uma intervenção imediata do Governo, Ministério da Saúde Ministério Publico, bem como faz apelo ao comando de greve para que os caminhões que transportam cargas com insumos e medicamentos sejam liberados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui