Fórum aborda qualidade e segurança nos serviços de saúde

0
54

Representantes do governo e de instituições certificadoras discutirão tema
A Fundação Pró-Rim promove no mês de novembro o Fórum “Certificação de Qualidade para Instituições de Saúde”, com a participação de representantes de institutos de acreditação nacional e internacional, de entidades e secretarias da saúde. O evento será realizado no dia 09 de novembro, em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade em 2017, no anfiteatro do Campus Marques de Olinda da UniSociesc.
O fórum tem como objetivo discutir as expectativas e o reconhecimento das instituições quanto à qualidade dos serviços de saúde, além de debater as soluções para a melhoria no atendimento das atividades e na segurança dos pacientes, tanto em instituições privadas como públicas.
Para abordar o processo de acreditação e a implementação dos programas de gestão de qualidade e segurança das instituições de saúde estarão presentes os representantes das entidades certificadoras no segmento da saúde, sendo Dr. Rubens José Covello, da IQG – Health Services Accreditation, responsável pela acreditação internacional QMentum, e Dr. Fábio Motta, do Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde – IPASS, avaliadora da certificação em Qualidade em Serviços da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
O presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT e da Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo – FEHOESP, o médico nefrologista Dr. Yussif Ali Mere Jr aborda em palestra como as organizações dos modelos assistenciais podem influenciar na qualidade e no resultado nos serviços de saúde.
A programação ainda apresenta uma mesa redonda sobre a qualidade dos serviços na saúde pública e privada, com a participação do secretário estadual da saúde, Dr. Murillo Capella, da secretária municipal da saúde, Dr. Francieli Cristini Schultz, do diretor presidente da Unimed Joinville, Dr. Enio Rieger e do Dr. Rubens José Covello (IQG), sendo mediada por Márcio Ferri, diretor executivo do Núcleo de Qualidade da ACIJ.
O evento é voltado para profissionais e estudantes das áreas de saúde e da qualidade. Os interessados em participar do fórum devem se inscrever no site prorim.org.br/forumqualidade, e realizar a doação de 1kg de alimento não perecível no dia e local do evento. Os alimentos arrecadados irão complementar as cestas básicas doadas aos pacientes da Fundação Pró-Rim.
Pró-Rim recebe certificação internacional de qualidade em saúde
Além da programação de palestras e debates sobre os processos de qualidade nas instituições de saúde, durante o evento será feita a entrega da certificação internacional QMentum à Fundação Pró-Rim. A acreditação torna a instituição a primeira no segmento de nefrologia da América Latina a alcançar o reconhecimento da Accreditation Canadá International.
A acreditação em nível Diamante confirma a excelência em segurança para o paciente e a qualidade na assistência médica nos serviços oferecidos pela instituição, a qual já é certificada em Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), indo de encontro com a visão da Fundação de “ter a excelência e ser referência internacional na assistência médica”.
A entrega do certificado será realizada pelo CEO da IQG – Health Services Accreditation, Dr. Rubens José Covello ao presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.
Programação:
· 13h30 – Abertura
· 14h00 – Palestra “Acreditação de Instituições de Saúde” com Dr. Rubens José Covello – CEO do IQG – Health Services Accreditation
· 14h40 – Palestra “O modelo assistencial influenciando na qualidade e nos resultados da saúde” com Dr. Yussif Ali Mere Jr – Presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT e da Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo – FEHOESP
· 15h20 – Intervalo
· 15h40 – Palestra “Liderança no Processo de Segurança do Paciente” com Dr. Fabio Motta – Presidente do Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde – IPASS
· 16h20 – Mesa redonda “A expectativa e o reconhecimento da sociedade quanto à qualidade dos serviços das instituições de saúde”
Participantes:
Dr. Murillo Capella – Secretário Adjunto para Assuntos Finalísticos – Secretaria de Estado da Saúde/ SC
Dr. Enio Rieger – Diretor Presidente Unimed Joinville e Diretor Geral CHU
Dra. Francieli Cristini Schultz – Secretária Municipal de Saúde
Dr. Rubens José Covello – CEO do IQG – Health Services Accreditation e Accreditation Canada, Ottawa
Mediador: Márcio Ferri – Diretor Executivo do Núcleo de Qualidade da ACIJ e Consultor de Empresas na Soluções Organizacionais em Gestão e Qualidade
· 18h – Cerimônia entrega Certificado Qmentum Diamond para Fundação Pró-Rim pelo Dr. Rubens José Covello, CEO do IQG – Health Services Accreditation

*Serviço
O quê: Fórum “Certificação de Qualidade para Instituições de Saúde”
Quando: 09 de novembro, das 13h30 às 18h
Onde: Anfiteatro UniSociesc – Campus Marques de Olinda (Rua Gothard Kasemodel, 833 – Anita Garibaldi)
Inscrições e programação: prorim.org.br/forumqualidade
Informações adicionais à imprensa: comunicaçã[email protected] / (47) 3431.3800 com Departamento de Comunicação e Marketing da Fundação Pró-Rim