Festa junina integra pacientes da hemodiálise

0
139

É só abrir a porta, na recepção da hemodiálise do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), para saber que o clima é de festa. Além das bandeirinhas coloridas penduradas por todo o corredor, o cheiro de pipoca, a pescaria e uma mesa coberta de guloseimas indicam que é dia de festa junina.
Em meio ao funcionamento normal da hemodiálise, funcionários e pacientes realizam a comemoração alusiva ao dia de São João, com direito a comidas típicas, trajes e maquiagem caipira e muitas risadas. A festa se iniciou hoje e se estende ao longo desta quinta-feira.
Anita Angnes, 78 anos, foi para a hemodiálise vestida a caráter, nesta manhã: blusa xadrez, chapéu de palha e a calça remendada com corações. Também fez questão de preparar cri-cri e uma ‘cuca rápida’ para a festa. “A equipe aqui é muito legal. Não sinto que venho para fazer hemodiálise”, diz ela, que está em tratamento desde fevereiro do ano passado.
A enfermeira e coordenadora da hemodiálise, Tatiana Kader Ibdaiwi, conta que a festa é realizada há cerca de dez anos e é esperada com ansiedade pelos pacientes, os quais realizam sessões de hemodiálise que levam até quatro horas, três vezes por semana. “Começa junho e eles já contam os dias para a festa.”
A psicóloga Márcia Preuss explica que a programação junina, assim com as atividades alusivas a outras datas comemorativas, tem o objetivo de humanizar o tratamento. “É uma forma de amenizarmos o sofrimento dos pacientes, de trazer alegria, saúde e bem-estar. Não focamos na doença, mas, sim, na saúde; e saúde tem festa e felicidade.”
Atualmente, a hemodiálise tem 72 pacientes: 70 fazem tratamento no próprio setor e dois estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fonte: Folha do Mate – http://www.folhadomate.com/noticias/local/festa-junina-integra-pacientes-da-hemodialise – 22/06/2017