Elo e acolhimento na UTN nefrologia

0
53

UTN Nefrologia, acreditada Nível II pela ONA, tem como base o vínculo e o apoio aos pacientes; Unidade tem investido na criação de um Comitê de Inovações e Sustentabilidade para motivar gestores.
Conectar pacientes, médicos, enfermeiros, parceiros e hospital. Esse é um dos pilares da UTN Nefrologia, localizada no Rio de Janeiro (RJ). “Criamos e gerimos uma rede de pessoas. Além do cuidar, o nosso principal desafio é manter a conexão entre todos”, afirma Lilian Acha, diretora-executiva da Unidade.
Para promover este elo, a diretoria da UTN Nefrologia investe fortemente no princípio de acolhimento dos pacientes. “Não queremos apenas oferecer um tratamento eficiente, queremos motivar o paciente para que ele veja valor nesse tratamento, que ele entenda pelo que está passando e que encontre em nós um porto seguro, uma casa”, conta Mara Nunes, diretora-executiva da Unidade.
Com essas premissas, a UTN foi acreditada em Nível II pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para garantir essa conquista, a equipe precisou passar por mudanças culturais e, assim, percebeu que existem diversas formas de realizar práticas diárias.
A certificação permitiu que a Unidade implantasse uma organização mais eficiente e, consequentemente, gerou a otimização dos processos, a capacitação da gestão e o aprimoramento na utilização de dados gerados pelos serviços.
Para alcançar os objetivos e garantir as mudanças, a UTN capacitou os colaboradores, orientou clientes e promoveu o engajamento da equipe assistencial. “Também desdobramos os conceitos até a ponta, obtivemos os resultados desejados, que foram pactuados em nossas metas e alinhados ao planejamento estratégico”, conclui Lilian.
Com o processo de acreditação, a UTN conseguiu reduzir desperdícios por causa da otimização dos recursos. Segundo Lilian, a organização se destaca dentro do mercado da nefrologia como uma empresa que mede seus processos, elimina atividades que não agregam valor, busca meios de sustentabilidade e se torna cada vez mais competitiva.
Atualmente, a UTN redobra os cuidados para manter a acreditação conquistada. Lilian explica que toda a atenção da Unidade está voltada para que os processos estejam atualizados, protocolos seguidos e indicadores controlados. Por isso, a diretoria está desenvolvendo um Comitê de Inovações e Sustentabilidade, e motivando os gestores para a pesquisa e seu constante aprendizado.
Comunicação Fluida
Com 25 anos de história, a UTN realiza em média 3.500 procedimentos por mês em cerca de 40 hospitais no Rio de Janeiro (RJ) e em outras cidades do Estado. Esse alcance exige logística e controle para garantir a qualidade aos pacientes.
Com a adoção da metodologia de acreditação, a gestão da Unidade revisa os processos através das informações obtidas na coleta de dados e promove reuniões constantes. “Hoje temos informações e indicadores bem gerenciados, que nos permitem tomar decisões seguras em curto espaço de tempo e com um índice de assertividade altíssimo”, ressalta Mara.
Os gestores possibilitaram também a criação da Ouvidoria, que possui disponibilidade em diversos canais de comunicação e diálogo fluido com pacientes e contratantes. “Tivemos ganho com todo esse processo. Nosso
principal objetivo agora é aprimorar a gestão que temos hoje e conquistar o Nível III pela ONA”, avalia Mara.
Confira matéria na 54ª edição da Revista Healthcare Management
Fonte: Healthcare – https://grupomidia.com/healthcaremanagement/gente-e-gestao/utn-nefrologia/ – 10/09/2018