Diretrizes de doença renal crônica – DRC

0
113

Sex, 26 de Julho de 2013

Em relação ao programa de atendimento do doente renal crônico em confecção pelo Ministério da Saúde, a ABCDT, em reunião de diretoria, discutindo o referido programa, concluiu que:
1.Queremos manter nossa área de atuação e preservar o espaço da especialidade. O profissional médico mais habilitado para cuidar do paciente com insuficiência renal crônica nas suas fases 3, 4 e 5 é o Nefrologista. Há evidências na literatura provando que isso é o melhor para os doentes.

 Temos que lutar para que, em fase 3, o paciente seja atendido na Clínica de Diálise, que deve ser bem remunerada por isso.
2.A ABCDT, que representa 400 clínicas de diálise no Brasil, deve participar e influenciar nas discussões no Ministério da Saúde referentes à logística e ao FINANCIAMENTO do tratamento conservador, já que serão as Clínicas que darão este atendimento, sofrendo o impacto financeiro de decisões que possam ser equivocadas.
3.As discussões sobre as profundas mudanças que estão sendo gestadas no Ministério referentes à Terapia Renal Substitutiva-TRS, devem ter a participação ampla de toda a comunidade nefrológica para prevenir erros que possam impactar negativamente as condições de funcionamento das Clínicas de Diálise do Brasil.
Brasília, 26 de julho de 2013.
Dr. Hélio Vida Cassi,
Presidente da ABCDT  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui