Diretoria da ABCDT se reúne com associados para tentar encontrar solução para crise da nefrologia

0
48

Ter, 30 de Abril de 2013

Na última sexta-feira (26/04/2013) a diretoria executiva da ABCDT se reuniu em São Paulo com seus associados para discutir a atual crise da nefrologia no Brasil. Estiveram presentes além da assessoria jurídica e técnica da ABCDT, membros do conselho fiscal, representantes das regionais e cerca de 40 representantes das clínicas de diversas regiões do país.

O principal objetivo foi discutir o reembolso, as dificuldades para realização de fístulas, o pagamento inadequado para CAPD e para diálise – UTI e dificuldades com transporte.
Houve participação ativa de todos os presentes e todas as demandas foram avaliadas. Basicamente três pontos principais foram propostos como caminhos para a solução da crise:
1)Tentar organizar um fundo especificamente com a finalidade de divulgação na mídia do tratamento dialítico e suas dificuldades, isto de forma regular e contínua.
2)Criar um planejamento político. Para isso a ABCDT fará expediente a deputados federais para criar a frente parlamentar do rim
3)Reajuste para a diálise JÁ!! – A ABCDT por meio de seu assessor técnico. Dr. Olympio Távora, se encarregará de marcar com a máxima urgência uma reunião com o Fausto Santos – diretor do Departamento de Regulação Avaliação e Controle – DRAC do Ministério da Saúde. Ele é responsável pelo reembolso dos procedimentos realizados pelo SUS.
Houve um consenso no sentido de que a parada do atendimento aos pacientes SUS deve ser evitada. Os riscos são grandes, toda a opinião pública e os pacientes ficariam contra as clínicas se isso viesse a ocorrer.
A presença do presidente da SBN, Dr. Daniel Rinaldi, foi muito importante. Ele esclareceu a todos a atuação da SBN em Brasília e quais são as perspectivas de mudança que devem ocorrer nos próximos meses com a publicação da nova RDC 154/04 e o novo plano de atendimento ao renal crônico do Ministério da Saúde.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui